terça-feira, 4 de maio de 2010

Suplementos podem reduzir risco de câncer de mama

O câncer de mama preocupa as mulheres. É o segundo tipo da doença mais frequente no mundo e são esperados para o Brasil, em 2010, 49.240 novos casos, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Pois uma descoberta pode ajudar a amenizar os números alarmantes. Suplementos de vitaminas e de cálcio parecem reduzir o risco de ter o problema.
O estudo apresentado no 101° Encontro Anual da Associação Americana para Pesquisa do Câncer, realizado entre 17 e 21 de abril, em Washington, Estados Unidos, contou com 268 pessoas do sexo feminino com a patologia e 457 saudáveis. Os suplementos vitamínicos mostraram diminuir a chance de desenvolver câncer de mama em cerca de 30%e, os de cálcio, em 40%.
Jaime Matta, professor da Faculdade de Medicina de Ponce, em Porto Rico, disse ao site Science Daily que a pesquisa sugere que os suplementos de cálcio estão ligados ao aumento da capacidade de reparo do DNA, um processo biológico complexo que, se interrompido, pode levar à enfermidade.
Caso tenha pensado em correr para a farmácia e comprar um monte de suplementos, trate de deixar a ideia de lado. Não foi estabelecida a dosagem ideal para tal feito e o excesso sempre é prejudicial. O Inca informa que amamentação, prática de atividade física e alimentação saudável com a manutenção do peso corporal estão associadas a uma menor probabilidade de adquirir a doença.
______________
FONTE: saude.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário