quarta-feira, 19 de maio de 2010

MUITA AÇÃO NO COMBATE A DENGUE EM LUIS GOMES

Muitas ações vêm sendo realizadas no controle e combate a Dengue no município de Luis Gomes. E a largada foi dada logo no inicio deste ano, quando a coordenação de Endemias em parceria com o setor de Educação em Saúde e os Agentes Comunitários de Saúde, conseguiram realizar, com o apoio incondicional da Secretaria Municipal de Saúde, grandes atividades de orientação quanto à prevenção da doença junto a população.
Vários eventos vem marcando essa trajetória, com destaque para as rodas de conversa feitas com a população em diversos bairros da cidade, onde as pessoas tem procurado sempre participar, apoiando essa ação e dando, inclusive, sugestões para a melhoria da qualidade das ações das equipes de saúde no combate a essa tão temida doença, como as mobilizações em vias públicas, envolvendo, principalmente, toda a comunidade escolar e muitos outros setores da sociedade.
O trabalho nessa área continua a cada dia vez mais intensivo com a atuação da equipe de endemias, e com a garantia da Administração Municipal, através do seu prefeito, que não tem hesitado em atender a essa demanda, por considerar que essa é uma ação prioritária, como tantas outras, da gestão para que a população tenha mais saúde.
As ações educativas diárias de todas as equipes de saúde tem sido um marco muito forte na atual realidade, o que configura uma Luis Gomes sem a existência da Dengue notificada, embora exista o mosquito transmissor, o Aedes Aegipty, em situação estável.
Assim, está comprovado que nessa luta pelo combate, tanto da Dengue como de outras doenças, é preciso que, dia a dia, poder publico e sociedade estejam de mãos dadas em busca da eficácia e da eficiência das sua ações, como garantia de uma melhor qualidade de saúde e de vida do indivíduo e de toda a coletividade.

Por Francisco Evaldo da Silva: Educador em Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário