terça-feira, 4 de maio de 2010

Café filtrado faz bem ao coração.

O café coado, além de prevenir doenças cardíacas, é benéfico para pessoas que já tiveram algum problema no coração. A informação é de um estudo preliminar realizado pelo Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Já o café expresso, por não ser filtrado, pode aumentar o colesterol.
A pesquisa estudou os efeitos do café em dois grupos, um de pacientes que já possuíam doenças de coração e outro de pessoas saudáveis. Os resultados mostraram que, ao beber de 3 a 4 xícaras grandes de café todos os dias, não havia aumento da pressão arterial, nem dos índices de colesterol. O café ainda aumentou a tolerância de todos os indivíduos ao exercício físico.
“As substâncias do café são semelhantes às que estão presentes no vinho e nos sucos de frutas. Ajudam a combater a diabetes e aumentam a energia”, explica o cardiologista Luiz Antonio Machado César, coordenador da pesquisa. Ele afirma ainda que o café expresso não tem os mesmos benefícios do coado. “O coador é capaz de reter as substâncias gordurosas do café, o que não acontece com o expresso."
Para o diretor científico do grupo de estudos em Insuficiência Cardíaca da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Evandro Tinoco Mesquita, o café não tem contraindicação. “O que estudos vêm mostrando é que o café é altamente benéfico para o coração. Ele possui substâncias que colaboram para proteger o órgão.”

___________________
FONTE: abril.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário