terça-feira, 18 de maio de 2010

18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


A data, lembrada no dia 18 de maio, é uma oportunidade para que sociedade e poder público unam esforços no enfrentamento a esta prática, considerada pela OIT como uma das piores formas de trabalho infantil.

O dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, foi instituído pela Lei Federal n.º 9.970/2000 com o objetivo de mobilizar e convocar a sociedade brasileira a se engajar no combate a violência sexual de crianças e adolescentes, bem como na defesa dos seus direitos. Essa data foi escolhida, porque neste fatídico dia do ano de 1973, em Vitória - ES um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o "Crime Aracelli". Esse era o nome da menina de apenas 8 anos de idade, Aracelli Cabrera Crespo. Aracelli foi seqüestrada, drogada, estuprada, teve seu rosto desfigurado com ácido, entre outras barbáries, por jovens de classe média alta daquela cidade. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda prescreveu impune. A história desse crime, contada por José Louzeiro no livro Aracelli, Meu Amor (1979) denuncia muitos dos ingredientes da violenta rede de exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes em nossa sociedade: implicação da rede familiar, abuso de poder, tráfico de drogas, corrupção e impunidade.
q
q
A Secretaria Municipal de Saúde de Luís Gomes também está nessa luta contra o Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Tendo mobilização de Agentes Municipais de Saúde e a população em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário