sexta-feira, 21 de maio de 2010

Campanha de vacinação contra gripe A é prorrogada até 2 de junho e agora inclui crianças menores de 5 anos

A campanha de vacinação contra a gripe suína, gripe A H1N1, foi prorrogada até o dia 2 de junho informou o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, nesta sexta-feira (21). Além do público-alvo já divulgado, o Ministério também ampliou a vacinação para crianças menores de 5 anos a partir de segunda-feira (24).

Cerca de 61 milhões de pessoas já foram imunizadas, ou 70% do público-alvo da campanha. Segundo o Ministério, a vacinação praticamente atinge a maior campanha até então no país, a contra a rubéola (2008), que teve duração de seis meses.

O Ministério recomenda ainda que os municípios reforcem a campanha de vacinação - inclusive com busca ativa - de doentes crônicos, crianças de seis meses e menores de dois anos, adultos de 20 a 39 anos e gestantes. Os idosos que ainda não se vacinaram contra a gripe comum também poderão ser imunizados até o dia 2.

As crianças de 2 anos até 4 anos e 11 meses estão na faixa etária que apresenta maior vulnerabilidade a desenvolver complicações pela gripe H1N1, depois dos grupos prioritários já incluídos anteriormente na campanha de vacinação.

Para o novo grupo, serão utilizadas 10,8 milhões de doses da vacina pertencentes ao estoque estratégico do Ministério da Saúde, reservadas para eventualidades durante a campanha. Ao todo, há 9,6 milhões de crianças brasileiras na faixa de 2 anos a menores de 5 anos. É importante ressaltar que este grupo é imunizado com duas meias doses da vacina. Por isso, 21 dias depois da primeira aplicação, as crianças precisam ser levadas de novo aos postos para tomar a segunda meia dose.

Alguns Estados como Rio Grande do Sul, Bahia e a cidade de São Paulo já haviam anunciado a prorrogação do prazo pois não haviam atingido a meta de vacinação de 80% em algumas faixas etárias.

Grupos prioritários

Todos os profissionais de saúde que atuam diretamente no enfrentamento da gripe H1N1 e crianças de 6 meses a menores de 2 anos foram vacinados. A meta nacional de 80% já foi para doentes crônicos e indígenas, embora alguns Estados ainda estejam abaixo do índice.

Entre os adultos de 30 a 39 anos, o percentual geral de vacinados é de 37% e nenhum Estado ainda atingiu a meta neste grupo específico.

O percentual de grávidas vacinadas no país está em 68%. A meta já foi atingida neste grupo nos estados de Goiás, Maranhão, Pará, Santa Catarina, Distrito Federal e Pernambuco.

Já 77% dos adultos de 20 a 29 anos estão imunizados, e onze Estados já atingiram a meta no grupo: Amapá, Piauí, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais e Sergipe.


Fonte: Uol Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário