quarta-feira, 27 de março de 2013

NOTA DE UTILIDADE PÚBLICA: ESCLARECIMENTO

A EQUIPE DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA EM OBEDIÊNCIA A LEI Nº 0053/99, QUE INSTITUI O CÓDIGO DE POSTURAS DO MUNICÍPIO DE LUIS GOMES – RN E DE CONFORMIDADE COM O ART. 50 DA REFERIDA LEI: É PROIBIDO LANÇAR NAS VIAS PÚBLICAS, LIXO DE QUALQUER ORIGEM OU QUALQUER MATERIAL QUE POSSA PREJUDICAR A ESTÉTICA URBANA, BEM COMO QUEIMAR, DENTRO DO PERÍMETRO URBANO, QUAISQUER SUBSTÂNCIAS QUE POSSAM VICIAR OU CORROMPER O MEIO AMBIENTE.
ASSIM, A VIGILÂNCIA SANITÁRIA VEM TORNAR PÚBLICO A OCORRÊNCIA DE UM PROBLEMA RELACIONADO À COLETA DO LIXO, ESPECIALMENTE, NO CENTRO DA CIDADE. ALGUNS MORADORES ESTÃO JOGANDO O LIXO NAS RUAS APÓS A PASSAGEM DA CAÇAMBA, SENDO ESTA UMA CONDUTA INCORRETA. POR ESTA RAZÃO PEDIMOS A COMPREENSÃO DOS MORADORES PARA QUE NÃO COMETAM ESTA PRÁTICA.
O LIXO DEVE SER COLOCADO NA PORTA SOMENTE EM HORÁRIO PRÓXIMO A PASSAGEM DA CAÇAMBA, EM RECIPIENTES COM TAMPA OU EM SACOS RESISTENTES E BEM AMARRADOS E NÃO JOGAR O LIXO SOLTO NA RUA, CANTEIROS E PRAÇAS COMO VEM OCORRENDO.
INFORMAMOS AINDA QUE A COLETA NA ÁREA CENTRAL DA CIDADE ESTÁ SENDO FEITA TODOS OS DIAS A PARTIR DAS 15:00 HORAS. AS DEMAIS RUAS SEGUEM O CRONOGRAMA HABITUAL DE COSTUME.

  
                                                             Luis Gomes-RN, 27 de Março de 2013
                     
  
Antonia Patrícia Maia
Coordenadora da Vigilância Sanitária

VIGILÂNCIA SANITÁRIA E SAÚDE NA ESCOLA

A VISA iniciou ontem (26.03.13) um trabalho de SAÚDE NA ESCOLA, através de visitas de inspeção de rotina que tem por objetivo a Regulamentação Técnica de Boas Práticas para serviços de alimentação, higiene e instalações sanitárias.
Nesse primeiro momento, as ações se concentraram no Colégio Municipal Padre Osvaldo e Escola Estadual Mariana Cavalcanti, com o intuito de promover a melhoria das condições higiênicas e sanitárias.
Assim, busca-se garantir maior segurança e qualidade nos procedimentos de estocagem de alimentos, no acondicionamento de materiais, no uso correto de vestimentas e adornos, na obrigatoriedade de instrumentos de higienização e de limpeza, dentre outras.
Assim, a VISA tem a convicção, dentro de uma rede de apoio, de contribuir para um processo de ensino-aprendizagem mais efetivo e digno para todos os entes envolvidos nas escolas. 

terça-feira, 26 de março de 2013

SAÚDE NA ESCOLA

SAÚDE NA ESCOLA

REGULAMENTO TÉCNICO DE BOAS PRÁTICAS PARA SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO, HIGIENE E INSTALAÇÕES SANITÁRIAS.

OBJETIVO: Promover à melhoria das condições higiênico sanitárias dos serviços, visando a proteção a saúde da população.

1. CANTINA:
- As instalações físicas como piso, parede e teto devem possuir revestimento liso, impermeável e de fácil limpeza. Devem ser mantidos íntegros, conservados, livres de rachaduras, trincas, goteiras, vazamentos, infiltrações, descascamentos, dentre outros e não devem transmitir contaminantes aos alimentos.
- As portas e as janelas devem ser mantidas ajustadas aos batentes e devem ser providas de telas milimetradas para impedir o acesso de vetores e pragas urbanas.
- Fazer uso de material plástico, em vez de materiais de madeira - como: tabua, conchas, dentre outros.
- As instalações devem ser abastecidas de água corrente e dispor de conexões com rede de esgoto ou fossa séptica. Quando presentes, os ralos devem ser sifonados e as grelhas devem possuir dispositivo que permitam seu fechamento – ou seja, tampa para o ralo de pia, para evitar a saída de baratas e outros insetos dentro da unidade de alimentação.

2. MANIPULADOR (merendeira):
- Uso de toca e avental
- Manter unhas sempre limpas e cortadas, sem esmalte.
- Atenção para: não fumar, tossir, espirrar, assoviar, falar demais ou mexer em dinheiro durante o preparo de alimentos.
- Se estiver doente ou com cortes e feridas, não manipule os alimentos.
- Não usar ardornos: anel, pulseiras, brinco, colares, relógio, etc.
- Não reaproveitar os alimentos de um dia para o outro.

3. REFEITÓRIO - ESTAR DENTRO DOS PADROES EXIGIDOS PELA SAÚDE: 
- Os utensílios utilizados no consumo dos alimentos, tais como: pratos, copos, talheres, devem ser descartáveis ou, quando feitos de material não-descartável, deve ser devidamente higienizado.
- Dispor de mesas e cadeiras, em número suficiente e em adequado estado de observação.
- Dispor de pia com sabão líquido para lavagem das mãos.

4. DEPOSITO DE ARAMAZENAMENTO DE ALIMENTOS:
- Dispor de um local exclusivo somente para alimentos – sendo este armazernados em estantes, separando os alimentos por prateleiras, devidamente identificados e afastados da parede para ocorrer uma melhor ventilação dos mesmos, evitando assim, para que o produto não venha a se estragar antes da validade.
- nunca armazenar alimentos diretamente no chão – devem ser armazenados com altura no mínimo de 20 cm do chão.
- Uso de telas nas janelas de ventilação para evitar a entrada de insetos.
- As portas devem ser ajustadas aos batentes para evitar a entrada de insetos.
- O piso deve ser de fácil limpeza.
- Nunca guarde os produtos de limpeza junto com os alimentos.

5. BANHEIROS E VESTIÁRIOS – WC MASCULINO E FEMININO:
- devem ser separados por sexo.
- Não devem se comunicar diretamente com as áreas de preparo e de armazenamento dos alimentos.
- Devem ser mantidos sempre limpos e organizados, com papel higiênico, sabonete, anti-séptico, papel toalha e lixeiras com tampa/pedal, e estar funcionando em perfeitas condições de uso.

6. CAIXA DÁGUA:
- A caixa d’água deve estar conservada, tampada, sem rachaduras, vazamentos, infiltrações e descascamentos.
- A caixa d’água deve ser lavada e desinfetada (higienizada) no mínimo a cada 6 meses.

7. LIXO:
- as lixeiras devem ser providas de pedal, tampa e saco plástico.
- Remover o lixo com a maior frequência possível.
- lavar o recipiente e fazer a desinfecção com água sanitária.

  
Antonia Patrícia Maia
Coordenadoria de Vigilância Sanitária

sexta-feira, 15 de março de 2013

MUNICÍPIO DE LUIS GOMES MOBILIZA COMUNIDADE ESTUDANTIL NA SEMANA SAÚDE NA ESCOLA


Com uma programação bastante ampla, a Secretaria Municipal de Saúde realizou, com uma atuação intensa da Coordenação da Atenção Básica, Equipes da Estratégia Saúde da Família, Saúde Bucal, Agentes Comunitários de Saúde e do Setor de Educação em Saúde, a semana de mobilização Saúde na Escola, envolvendo os temas: Obesidade e Saúde Ocular.
Durante o período, foram realizadas as atividades de avaliação Antropométrica, alem de palestras sobre a temática sob a responsabilidade da Secretaria de Saúde, em parceria com as escolas contempladas, tendo a execução de todos os profissionais de saúde envolvidos.
Esse evento semanal foi apenas um aperitivo do que vai acontecer, no município, durante todo o ano de 2013, relacionado à Saúde na Escola, inclusive na abordagem da temática Obesidade e Saúde Ocular.

            
Veja imagens:

quarta-feira, 13 de março de 2013

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE INTENSIFICA AÇÕES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE



Muitas ações de promoção da saúde estão sendo realizadas no município de Luis Gomes, mas o trabalho das Equipes de Saúde da Família, juntamente com o Setor de Educação em saúde vem se dando de forma bem mais intensa junto à população.
Durante todo o mês de fevereiro, foi trabalhada, em várias rodas de conversa nas ruas e bairros da cidade, a temática sobre a Dengue, levando-se em conta o período propício para o surgimento da doença, já que, embora haja alguma dificuldade na aquisição da água, os cuidados da população com o armazenamento do líquido tem sido maior do que com a prevenção desse agravo, que tem como transmissor o mosquito Aedes Aegypt.
Já no mês de março, além da Dengue, as equipes também estão abordando o tema Saúde da Mulher, tendo em vista que uma atenção especial deve ser dada á prevenção de qualquer doença entre a população, mas nesse caso algumas podem ser consideradas como típicas da feminidade. 
Uma rotina está estabelecida e os trabalhos, nesta área da educação em saúde, vão continuar acontecendo intensamente.




TRIAGENS OFTMOLÓGICAS CIED MÊS DE MARÇO




ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
PREFEITURA MUNICIPAL DE LUIS GOMES
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE 
CNPJ – 08.357.600/0001-13 - E-mail: smsluisgomes@rn.gov.br
Rua Pref. Francisco Fontes, 134 – Centro – Luis Gomes – RN



COMUNICADO



SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE LUÍS GOMES/RN, COMUNICA QUE O ESTABELECIMENTO DE SAÚDE CIED ESTARÁ REALIZANDO NO DIA 14/03/2013, APARTIR das 09:00HS, NA MATERNIDADE CORONEL ANTONIO GERMANO; AS TRIANGENS PARA OS SEGUINTES PROCEDIMENTOS OFTALMOLÓGICOS, REALIZADOS PELO  DR. ERYMAR ARAÚJO.

  • CONSULTA PARA DIAGNOSTICO DE GLAUCOMA;
  • PITERÍGIO;
  • CATARATA;
  • ENTREGA DE COLÍRIOS.

CORDIAMENTE,

A DIREÇÃO.


OBS: AVISAMOS QUE OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS, SÃO OS SEGUINTES:
  • XEROX DO CARTÃO SUS;
  • XEROX DA IDENTIDADE; 
  • XEROX DO CPF.

quinta-feira, 7 de março de 2013

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 01/2013

As inscrições serão efetuadas no período de 07 a 11 de março de 2013, das 08h às 12h, na sala do conselho na secretaria municipal de saúde, situado na Rua Prefeito Francisco Fontes, 134- Centro, Luís Gomes/RN, CEP 59940-000, Fone: (84) 3382-2124. 
A inscrição do candidato implicará no conhecimento e aceitação tácita das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento, ainda que atue mediante procurador. 


sexta-feira, 1 de março de 2013

CRONOGRAMA DE ACOMPANHAMENTO ACS - SIAB - MARÇO 2013


CAMPANHA DE COMBATE A DENGUE


A campanha nacional de combate à dengue de 2012/2013 traz um novo olhar sobre a forma de lidar com a doença. Uma mensagem mais direta à população busca promover a mudança de comportamento, alertar sobre a gravidade da doença para que as pessoas eliminem os criadouros do mosquito em suas casas. O objetivo é mobilizar a população a praticar medidas simples de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti.


__________________________________
Fonte: Portal Saúde