Pesquisar no Blog
quinta-feira, 30 de junho de 2011
INFORME SOBRE PLANTÕES NO HOSPITAL MUNICIPAL VER. ANTONIO LINHARES
Programa Academia da Saúde
Programa Academia da Saúde, criado pela Portaria nº 719, de 07 de abril de 2011, tem como principal objetivo contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de pólos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividade física e de lazer e modos de vida saudáveis.
Os pólos do Programa Academia da Saúde são espaços públicos construídos para o desenvolvimento de atividades como orientação para a prática de atividade física; promoção de atividades de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar; práticas artísticas (teatro, música, pintura e artesanato) e organização do planejamento das ações do Programa em conjunto com a equipe de APS e usuários.
As atividades serão desenvolvidas por profissionais de saúde da atenção primária em saúde, especialmente dos Núcleos de Saúde da Família (NASF), podendo ser agregados profissionais de outras áreas do setor público.
_________________________
FONTE: Portal da Saúde
NORMAS PARA O FUNCIONAMENTO DA PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO
I – ESTABELECIMENTO:
. Manter sempre Limpo;
. Uso de Depósito com Tampa para o Lixo;
. Pia com Água Corrente;
. Não jogar Águas Servidas para a Via Pública.
II – ÁREA ONDE SÃO MANIPULADOS OS ALIMENTOS:
DOS MANIPULADORES:
. Uso de Jaleco (bata c/ manga);
. Toca;
. Luva;
. Não Usar Adornos: anel, pulseira, relógio, esmalte, etc;
. Não Fumar.
III – HIGIENE PESSOAL:
. Mãos Limpas;
. Unhas Limpas e Curtas;
. Cabelo e Barba - feitos;
. Calça comprida;
. Uso de Calçado fechado: Sapato ou Tênis.
IV – ESTADO DE SAÚDE:
. Ausência de afecções cutâneas:
- Feridas;
- Furúnculos;
- Terçol;
- Fungos.
V – DOS ALIMENTOS:
. Alimentos e matérias-primas com caracteres sensoriais normais.
. Alimentos protegidos contra poeira, saliva, insetos, roedores e substancias perigosas como inseticidas, detergentes e desinfetantes.
. Alimentos armazenados, expostos e conservados de forma higiênica.
- Segundo
- Cleiedson
- Filho
- Lúcia
Coordenador da Vigilância Sanitária.
segunda-feira, 27 de junho de 2011
CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA POLIO 1ª ETAPA EM LUÍS GOMES
segunda-feira, 20 de junho de 2011
PROPOSTAS DA PLENÁRIA DA 4ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE LUÍS GOMES – RN
PROPOSTA 01 – Intensificação do processo de regulação em todas as áreas de atendimento do SUS, e com prescrições com diagnostico do profissional capacitado e não atendendo apenas a vontade do usuário.
PROPOSTA 02 – Cumprimento da EC 29 e 63 sobre o financiamento do SUS por todos os entes federados.
PROPOSTA 03 – Efetivação do papel dos conselhos como fiscalizador das ações do SUS.
PROPOSTA 04 – Implementação urgente da política de Educação permanente no Estado do RN.
PROPOSTA 05 – Implementação da rede de humanização do SUS no atendimento a população.
PROPOSTA 06 – Ampliação da rede assistencial de saúde com a estruturação de novas unidades básicas e assistenciais de saúde. Melhoria das estruturas físicas das unidades existentes e construção de novas unidades, como também compra de equipamentos e insumos periodicamente.
PROPOSTA 07 – Desburocratização do acesso aos recursos do PAC visando a implementação da rede assistencial.
PROPOSTA 08 – Efetivação de todos os repasses financeiros, de responsabilidade do estado para os municípios em conformidade com a legislação.
PROPOSTA 09 – Manifestação do controle social quando provocado, na cobrança de
justificativas pelo descumprimento e agendas de ações e financiamentos pelos entes federados.
PROPOSTA 10 – Intercambio entre os conselhos municipais de saúde e CES no sentido de obter informações e comprovação do cumprimento das responsabilidades do estado com os municípios.
PROPOSTA 11 – Maior participação dos usuários do SUS nas reuniões do conselho municipal.
PROPOSTA 12 – Capacitação dos profissionais de saúde com relação ao acolhimento e humanização prestados aos usuários.
PROPOSTA 13 – Implementar a política nacional do Humaniza SUS.
PROPOSTA 14 – Proporcionar uma maior interação entre os conselhos e outras instancias de controle social nas ações de implantação, monitoramento, controle e avaliação da gestão pública de saúde.
PROPOSTA 15 – Implementar a divulgação dos eventos do CMS.
PROPOSTA 16 – Criação de uma rede assistencial regional e especializada de atenção a saúde da mulher e da criança visando o atendimento e sua integralidade.
PROPOSTA 17 – Implementação dos programas existentes no SUS como também dos meios de ampliar suas ações e fiscalizar os mesmos.
PROPOSTA 18 – Intensificação do atendimento ao diabético com o fornecimento de toda a medicação e insumos de controle necessários.
PROPOSTA 19 – Que se faça valer a gestão participativa.
PROPOSTA 20 – Aprovação do piso salarial para todos os profissionais de saúde.
PROPOSTA 21 – Implementação de cargos, carreiras e salários em todos os entes federados.
sexta-feira, 17 de junho de 2011
quinta-feira, 16 de junho de 2011
CAPACITAÇÃO: HUMANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO INDIVIDUAL E COLETIVO EM SAÚDE
IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE LUÍS GOMES - RN
Neste dia 17 de junho do corrente ano, na cidade de Luís Gomes, especificamente no Cine Club "Tin Tin", a partir das 7 horas, acontecerá a 4ª Conferência Municipal de Saúde de Luís Gomes, realizada pela Administração “Compromisso com o Futuro”, pela SMS de Luís Gomes e Conselho Municipal de Saúde.
A comissão da Conferência foi formada da seguinte maneira: Presidente Maria Andréa de Oliveira Almeida Martins – Secretária Municipal de Saúde; Coordenador Francisco Evaldo da Silva – Presidente co CMS; Secretário Antonio Roberto Fernandes do Nascimento – Secretário Executivo do CMS; Relatora Francisca Katiana da Silva Ferreira – Técnica de VS. Comissão da Coordenação de Articulação e Mobilização: Titular: Izalda Bezerra Feitosa e Adjunto: Josefa Elizângela Cavalcante Fernandes; Comissão da Coordenação de Comunicação/Informação: Titular: Gean Carlos da Silva Batista e Adjunto: Andréia Carla Martins Bernardo; Comissão da Coordenação de Infraestrutura: Titular: Auricélio da Silva Nascimento e Adjunto: Cleide Maria Alexandre.
terça-feira, 14 de junho de 2011
Ministério lança campanha para atingir 4 milhões de doadores de sangue
O Ministério da Saúde lança, nesta terça-feira (14), a nova campanha de incentivo à doação de sangue no país. A iniciativa, intitulada “Essa corrente precisa de você. Doe Sangue”, é uma das atividades previstas para marcar o Dia Mundial do Doador de Sangue. A meta da campanha é atingir 4 milhões de voluntários até 2012, o que representa 2,1% da população brasileira. O percentual da população envolvida atualmente com essa mobilização é de 1,9%.
Como forma de estimular a população a este ato de solidariedade, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, visitaram a Fundação Hemocentro de Brasília nesta manhã, onde doaram sangue. A campanha 2011 também terá como meta conquistar voluntários regulares, que são aquelas pessoas que doam duas vezes ou mais vezes no período de um ano.
“Com a portaria que publicamos hoje, ampliamos o número potencial de doadores e a nossa expectativa é realmente passar do que nós temos, de 3 milhões de doações por ano. Esta campanha reforça que a doação de sangue deve ser um hábito de solidariedade”, destacou o ministro.
______________________________________
FONTE: http://portal.saude.gov.br/quinta-feira, 9 de junho de 2011
68ª Reunião Ordinária do CMS de Luís Gomes
Ofício Circular nº 007/2011 - Luís Gomes, 08 de Junho de 2011.
Ilmº(a). Sr(a). Conselheiro(a)
Com os nossos cumprimentos, convidamos V. Sa. para participar de uma reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde, a acontecer neste dia 09 de Junho do corrente ano, quinta-feira, às 14 horas, na Sala de Sessões da Secretaria Municipal de Saúde deste município.
Na certeza do comparecimento de V. Sa. antecipamos, em nome do controle social, os nossos agradecimentos.