quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

RELATÓRIO VISA 2009

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
COORDENADORIA MUNICIPAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
LUIS GOMES-RN


Atividades Desenvolvidas pela Vigilância Sanitária durante o Ano de 2009.

Janeiro:
- Elaboração do Plano de Ação de 2009.
- Na zona urbana: Foi realizado inspeção nas instalações do açougue público e inspeção no matadouro público.
- Inspeção em todos os terrenos baldios existentes na cidade, exigindo do proprietário a limpeza do local vistoriado.

Fevereiro:
- Inspeção nas instalações do prédio onde funciona a Delegacia de Polícia local
- Inspeção em 26 residências domiciliares com esgoto para via pública
- Inspeção atendendo denuncia em 18 residências domiciliares por problema de lixo
- Inspeção por problema de higiene da moradia, inspeção atendendo denúncia por problema de criação de animais (porcos, galinhas, cachorros, gatos, etc.).
- Inspeção atendendo denúncias em 08 residências domiciliares por problema de fossa aberta.

Março:
- Mobilização realizada na vila São Bernardo, com as equipes de saúde, em que a equipe da VISA teve como objetivo, realizar inspeções em locais de criação de porcos existindo em grande número na região urbana da vila, onde foram intimados 19 proprietários dando um prazo de 15 dias para retirada das criações do local ou manter a criação uma distância de no mínimo 300 metros afastado das residências.

Abril:
– Inspeção realizada na zona urbana no terreno de propriedade de Guilherme Rocha Junior, para verificação da distância regulamentada pelo ministério público, para criação de suínos na zona urbana (de 300 a 500 metros de distância das residências).
- Inspeção aos locais onde funcionam fábricas caseiras de doces, queijos e polpa de frutas, tendo como objetivo o cadastrar todos os estabelecimentos, vendo a questão de higiene do local e dos produtos.

Maio:
– Participação da equipe da Visa na mobilização do mutirão contra o mosquito da dengue realizado tanto na zona urbana como na zona rural.
- Inspeção sanitária nas instalações das Escolas Municipais e Estaduais da zona urbana, tendo como objetivo a verificação da validade dos gêneros alimentícios, oferecidos para merenda escolar e o acondicionamento dos mesmos.

Junho:
– Inspeção nos frigoríficos da cidade, exigindo o cumprimento da correta maneira por fim aos ossos oriundos de suas atividades desenvolvidas no estabelecimento, comunicação para os proprietários do comércio se adequar ao novo horário de coleta do lixo.

Julho:
– Trabalho Educativo desenvolvido pela equipe da visa com os proprietários de bares, restaurantes, quiosques, barracas, carrinho de cachorros quentes, etc, com a finalidade de evitar uma possível intoxicação alimentar aos consumidores, solicitando aos mesmos que mantivessem o ambiente do estabelecimento limpo, uso de jaleco, luvas, tocas e manutenção da higiene pessoal.
- Inspeção ao local dos lixões do Sítio Carneiro e Baixa Verde deste município.

Agosto, Setembro e Outubro:
– Liberação de Licença Sanitária.
- Foram realizados o Cadastrados de todos os estabelecimentos existentes na zona urbana que prestam serviços a população, como: Supermercados, mercadinhos, mercearias, quitandas, bares, restaurantes,churrascaria, pizzaria, lanchonetes, panificadoras, pousadas, madeireiras, oficinas mecânicas, sorveterias e similares, salões de beleza, postos de gasolinas, farmácias, fabricantes de produtos artesanais saneastes domissanitários, etc.

Novembro e Dezembro:
– Realizada Inspeção em todo o Comércio Varejista e atacado da cidade, vistoriando e fazendo a apreensão dos produtos vencidos expostos a venda ao consumidor.
- Vistoria do novo local do lixão no sítio João Ribeiro
- Retorno da equipe da Visa a Vila São Bernardo, para verificação do cumprimento da lei que determina a criação de suínos de no mínimo 300 das residências na zona urbana.
- Orientações realizadas no Radio e nas residências para a melhoria do saneamento básico do município.


Obs: Durante todo o ano de 2009, foi realizado um trabalho Educativo no Rádio Mandacaru FM, sobre programas que visam uma melhor Saúde para a população e também por meio das visitas domiciliares realizadas pela equipe da VISA, foi feito este trabalho de orientação às famílias. Informamos também que todos os locais vistoriado foi enviado ao Exmº. Sr. Prefeito Municipal, relatórios e ofícios solicitando medidas de providencias.


Equipe de Vigilância Sanitária:
JOSÉ NUNES SEGUNDO: Coordenador da Vigilância Sanitária;
FRANCISCO CLEIEDSON LIMÃO: Supervisor de Área;
ANA LÚCIA GERMANO DA SILVA: Fiscal;
JOSÉ FERREIRA FILHO: Fiscal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário