Uma alimentação saudável e equilibrada garante o bom estado nutricional da mãe, refletindo na qualidade da gestação e saúde de seu bebê. A alimentação da gestante deve ser variada e composta por todos os grupos de alimentos necessários para a saúde da mãe e garantindo bom desenvolvimento do bebê.
- As Proteínas são um grupo de extrema importância, pois são responsáveis pela formação de estruturais em nosso organismo como tecidos, músculo, pele, unha, cabelo, etc. Como o bebê está em fase desenvolvimento o aporte de proteína também deve estar aumentado.
As principais fontes são: Carnes (carne vermelha, frango, peixe), Ovo, Leite e derivados, Leguminosas (soja, feijão, lentilha, grão de bico, ervilha).
- Os Carboidratos possuem a função de fornecer energia. Nesta fase a demanda energética também está aumentada, porém isto não significa comer por 2. O consumo excessivo de alimentos deste grupo está relacionada com o aumento excessivo de peso.
As principais fontes são: Farinhas (macarrão, pão, biscoito, bolacha, bolo), Arroz, Açúcar, Cereais.
- O grupo de Vitaminas e Minerais também é importante na alimentação da gestante. Este grupo tem a função de produzir células vermelhas do sangue, garante crescimento e desenvolvimento adequado, participa de processos de cicatrização e resistência as infecções, auxilia na manutenção de uma pele saudável, participa do processo de desenvolvimento dos ossos e dentes. Além disso, este grupo de alimentos possuem menores concentrações de calóricas e grande valor nutricional.
As principais fontes são: Frutas, verduras e legumes.
- As Gorduras, embora devemos consumir com muita moderação possuem seu papel em nosso organismo. Elas auxiliam o transporte de nutrientes e vitaminas pelo organismo, participam da produção de hormônios.
As principais fontes são: margarina, manteiga, banha, óleos (de soja, milho, girassol, canola, de oliva), oleaginosas (nozes, castanhas, avelã)
- As fibras são importantes na alimentação, pois durante a gestação geralmente o transito intestinal fica mais lento, sendo comum o surgimento de hemorroidas. Elas auxiliam no bom funcionamento intestinal, previne hemorroidas, controlam os níveis de colesterol no sangue.
Outro importante fator que devemos ressaltar é o consumo de água. Presente em quase todos os alimentos (frutas e hortaliças), a água controla a temperatura corporal, participa dos processos de digestão dos alimentos e na eliminação de urina e fezes.
Recomenda-se a ingestão de em média 2,0 litros ao dia.
Durante o período de aleitamento as mães ficam preocupadas com a ingestão de determinados alimentos. Na verdade, neste período é importante manter o mesmo padrão da dieta realizada durante a gestação, pois desta forma conseguirá atender todas as suas necessidades nutricionais.
Orientações Gerais:
- Evitar períodos longos sem se alimentar
- Realizar 6 refeições diárias fracionadas
- Ingerir de 2 a 3 litros de líquido por dia, pois ajuda na produção do leite materno.
- Consumir alimentos ricos em:
- Vitamina A: fígado, manteiga, margarina.
- Vitamina C: frutas cítricas como laranja, limão e morango e vegetais como brócolis e repolho.
- Cálcio: leite e seus derivados, como queijo e iogurte.
- Ferro: carnes, principalmente a carne vermelha.
É importante ressaltar que não é comprovado que alimentos consumidos pela mãe causem cólicas no bebê, porém algumas condutas são adotadas como prevenção:
- Evite café, chá preto, chá mate.
- Evitar Refrigerantes
- Evitar Bebidas Alcoólicas
- Evitar Fumo
Mitos:
- Não é necessário consumir leite de vaca para produzir mais leite. A produção está muito ligada com a demanda que o bebê consome. Ingira bastante água ao longo de todo o dia.
- Não existe leite fraco
- Tente descansar, pois quanto mais relaxada e tranquila a mãe estiver mais fácil será o processo de amamentação.
Cuidar da sua alimentação é um sinal de amor e carinho ao Seu bebê.
Procure sempre orientação de um Nutricionista!
Pamela Sena - Nutricionista (NASF)
Nenhum comentário:
Postar um comentário