sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Ministério da Saúde na Campanha de Combate à Dengue

Ministério da Saúde lança site para orientar no combate a dengue.



sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Lei do Fumo proíbe fumódromos e aumenta preço do cigarro

Por sugestão do Ministério da Saúde, presidenta vetou propaganda institucional de fabricantes de cigarro

A presidenta Dilma Rousseff sancionou nesta quinta-feira (15) a nova Lei do Fumo, que estabelece um preço mínimo de venda de cigarro no varejo, aumenta a carga tributária sobre o produto e proíbe o fumo em locais fechados – os fumódromos, sejam eles privados ou públicos – e a propaganda nos pontos de venda. O Ministério da Saúde deve regulamentar a questão dos fumódromos e da propaganda.


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, considera a nova lei um avanço no combate ao tabagismo. “A luta contra o tabaco tem que ser incansável por aqueles comprometidos com a saúde pública do nosso país”, diz.

Segundo ele, a meta estipulada pelo Ministério da Saúde é reduzir a frequência de fumantes em diferentes grupos, principalmente a iniciação de adolescentes e adultos. Conforme previsto no Plano de Ações Estratégicas para Enfrentamento às Doenças Crônicas Não Transmissíveis, a expectativa é chegar a 2022 tendo reduzido a frequência de fumantes de 15% para 9% na população adulta.

A presidenta Dilma vetou o artigo que permitia a propaganda institucional de fabricantes de tabaco em eventos, como havia sugerido o ministério da saúde. O artigo vetado ia totalmente de encontro com os compromissos internacionais assumidos pelo Brasil, em especial a Convenção-Quadro sobre Controle do Uso do Tabaco.

Pela nova lei, também fica proibida a propaganda comercial de cigarros nos pontos de venda, sendo permitida somente a exposição dos produtos – desde que acompanhadas por mensagens sobre os malefícios provocados pelo uso do fumo. Outra obrigatoriedade prevista pela nova lei é o aumento de avisos sobre os malefícios do fumo, que deverão aparecer em 30% da área frontal do maço de cigarros, partir de 1º de janeiro de 2016.

Fica estabelecida em 300% a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o cigarro. O aumento no preço do produto está previsto para o início de 2012. Com o reajuste do imposto e o estabelecimento de um preço mínimo, o cigarro subirá cerca de 20%, em 2012, chegando a 55% em 2015.

A sanção da lei representa um avanço, pois deve contribuir para frear o consumo de cigarros no país. A combinação do aumento do tributo com uma regra de preço mínimo ataca as duas frentes para a redução do consumo: preço de um lado e combate à pirataria do outro.

_________________
Fonte: Portal Saúde

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Ministério lança Campanha de Combate à Dengue

O objetivo é reforçar alerta sobre a importância da prevenção. Até o final do mês, foco será na adoção de hábitos diários para conter a proliferação do mosquito transmissor
O Ministério da Saúde lançou nesta segunda-feira (5) a Campanha Nacional de Combate à Dengue 2011/2012. Com o slogan “Sempre é hora de Combater a Dengue”, o objetivo da campanha é reforçar sensibilização da população sobre a importância da prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, mantendo hábitos simples como limpar calhas, caixas d’água e recolher o lixo.
Com formato educacional e informativo, a campanha será dirigida aos professores, agentes de saúde, gestores municipais, educadores, profissionais de saúde, crianças e a população em geral. As ações de comunicação do Ministério da Saúde são desenvolvidas com base em dois cenários: período não epidêmico e período epidêmico.
Até o fim de dezembro, durante o período não epidêmico, o foco é o incentivo para adoção de hábitos diários de prevenção, como manter garrafas vazias viradas para baixo, trocar a água das plantas aquáticas regularmente, entre outras ações capazes de reduzir os criadouros.


MATÉRIA COMPLETA CLIQUE AQUI
___________________________________________

CRONOGRAMA DOS AGENTES DE SAÚDE SMS LUÍS GOMES - MÊS DE DEZEMBRO

domingo, 4 de dezembro de 2011

PREFEITURA DE LUÍS GOMES REINAUGURA “CENTRO DE SAÚDE JOAQUIM MARTINS LOPES”

O prefeito Dr. Francisco Tadeu Nunes e o Secretário de Saúde Dr. José Nunes Terceiro, inauguraram na manhã do último domingo (04), as novas instalações do “Centro de Saúde Joaquim Martins Lopes”. A solenidade contou com a presença de vereadores, secretários, autoridades e a população luisgomense.
Na inauguração, o prefeito Dr. Tadeu agradeceu o empenho de todos que trabalharam para a conclusão da obra e ressaltou a importância da mesma para a saúde da população:
“São obras deste tipo que irão melhorar a qualidade dos serviços de saúde pretados a nossa população. Por isso vamos continuar buscando apoio junto aos governos estadual e federal para tornar a vida do povo de Luís Gomes cada vez melhor.” Frisou o prefeito.
O Centro de Saúde conta com ampla sala para recepção, consultórios, banheiros e cozinha. De acordo com o secretário José Nunes Terceiro, cerca de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) foram investidos na obra.
“Nosso objetivo é fortalecer a saúde em todo o município fornecendo um serviço de qualidade. Essa nova unidade também vai estar empenhada em prevenir doenças, realizar exames e orientar a população no combate a enfermidades.” Afirmou o secretário.

A unidade também passou a ter um novo gestor, o fisioterapeuta Hugo Fernandes, que estará empenhado em coordenar os trabalhos e otimizar o serviço prestado à população.

Clique nas imagens abaixo para conferir as fotos da inauguração:


___________________________________
Fonte: Prefeitura de Luís Gomes

sábado, 3 de dezembro de 2011

Consultar sobre saúde na web pode gerar sintomas inexistentes

Uma interessante mudança vem acontecendo nos últimos tempos, na relação médico–paciente. Até pouco tempo, apenas o médico detinha o conhecimento total sobre as doenças.

Os livros e pesquisas sobre medicina eram muito específicos e de difícil acesso para a população em geral, mas de algum tempo para cá essa situação tem se transformado.

Com a chegada da Internet e a disponibilização de ferramentas de buscas como o Google, tem sido cada vez mais fácil encontrarmos informações, tanto em linguagem leiga como em linguagem médica, sobre quase todas as doenças.

Mas, o que isso trás de mudança na relação entre médico e paciente?

Alguns estudos mostram que quando o paciente se informa e participa mais dos cuidados frente à sua doença sua recuperação acontece de forma mais rápida e eficaz. Psicologicamente falando, nessa nova condição a doença deixa de ser algo desconhecido, que se apoderou do corpo do ‘paciente’ e que apenas vai poder desaparecer quando um “mago” médico lhe passar a fórmula mágica, ou seja, pois agora ele se torna também um ‘agente’ da situação.

Ele passa a entender como contraiu a doença, o que pode fazer para melhorar, o que ela faz no seu organismo e efetivamente como o médico está lhe auxiliando. 

...

MATÉRIA COMPLETA CLIQUE AQUI.

________________________
Fonte: Vya Estelar/Uol Saúde

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

NOTA - OFICINA REDE MATERNO INFANTIL LUÍS GOMES

A Secretaria Municipal de Saúde de Luís Gomes/RN, realizou nestes dias 29 e 30 de Novembro a I Oficina de Construção da Rede Materno Infantil na Região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte.


A Rede Materno Infantil consiste numa Rede de cuidados que visa assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada a gravidez, ao parto, e ao puerpério, bem como à criança o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis.

Durante a Oficina foram vistos vários temas importantes, como: A situação de Saúde no Brasil; Situação de Saúde no Estado do RN; Diagnóstico Situacional de Saúde Materno Infantil do Município de Luís Gomes; Os Sistemas de Atenção à Saúde; Os Modelos de Atenção à Saúde; Os Fundamentos da Construção de Redes de Atenção à Saúde; A Estrutura Operacional das Redes de Atenção à Saúde. Também foi visto que a construção dessa Rede irá acontecer a longo prazo, não se trata de um processo de construção imediata, mas de um processo do qual será construído por etapas.

Estiveram presentes na Oficina:

José Nunes Terceiro – Secretário Municipal de Saúde de Luís Gomes;

Jeane Cleide – Gerente da VI URSAP e Facilitadora da Rede Materno Infantil;

Paulo Bernardino – Técnico da VI URSAP e Facilitador da Rede Materno Infantil;

Katiana Ferreira – Técnica de Vigilância Epidemiológica e Facilitadora da Rede Materno Infantil;

Francisco Evaldo – Educador em Saúde.

Também houve uma importante participação dos profissionais de Saúde do Município, profissionais do Hospital, do Centro de Saúde e das Estratégias Saúde da Família. Sem dúvida a presença desses profissionais contribuíram e muito para o bom desempenho das atividades da Oficina.

O Secretário Municipal de Saúde José Nunes Terceiro agradece a presença de todos os profissionais que estiveram presentes, bem com agradece aos palestrantes e aos organizadores da Oficina.



segunda-feira, 28 de novembro de 2011

LUÍS GOMES REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE EMENDA DE INICIATIVA POPULAR

CONVITE


O Excelentíssimo Senhor Prefeito e o Presidente da Câmara de Vereadores do Município de Luis Gomes, tem a grata satisfação de convidar cada cidadão, em particular, e toda a sociedade luisgomense para participar de uma AUDIÊNCIA PÚBLICA para deliberação de uma EMENDA DE INICIATIVA POPULAR ao Orçamento da União para o ano de 2012, a realizar-se no dia 01 de dezembro de 2011, às 08 (oito) horas, no Cine Club desta cidade, antigo Mercado Público.

Na ocasião ocorrerão exposições, debates, apreciação e aprovação de uma ação a ser executada durante o ano de 2012, neste município, no âmbito da Atenção à Saúde, a qual deverá trazer inúmeros benefícios para cada habitante e para toda a coletividade.

A grandeza desse encontro está na participação de todos, sendo, pois um tônico para o exercício de cidadania.

Os organizadores pedem ainda que cada participante conduza sua Carteira de Identidade até o evento a fim de documentar a participação na lista de presença que será enviada à Comissão Mista do Orçamento da União.

Portanto, participe e use do direito ao exercício da democracia, dando uma contribuição importante nas discussões e na decisão sobre o que deve ser realizado de melhor, em termos de oferta de serviços de saúde, para você e para toda a população deste município.

Agradecem a todos,



FRANCISCO TADEU NUNES
Prefeito Municipal



JOSÉ ISMAR FERREIRA
Presidente da Câmara de Vereadores

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Bolsa Família - Atenção à saúde é ampliada para gestantes e bebês

Ministério da Saúde contribui para que gestantes e mães de crianças menores de seis meses de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família recebam benefício adicional do Ministério do Desenvolvimento Social e o reforço do acesso das famílias aos serviços de saúde do SUS.

O Ministério da Saúde divulgou as informações e procedimentos aos municípios para a implementação de dois benefícios adicionais às famílias do Programa Bolsa Família que tenham gestantes e crianças menores de seis meses. Eles fazem parte do conjunto dos benefícios variáveis do Programa Bolsa Família (PBF), cuja quantidade máxima por família foi ampliada de três para cinco benefícios variáveis – que pode ir de R$ 32,00 a R$ 160,00. Serão pagas nove parcelas mensais a partir da identificação de que a beneficiária é gestante e após a inclusão na folha de pagamento do PBF. Outras seis parcelas consecutivas virão em seguida, mediante identificação no Cadastro Único da existência na família de crianças até seis meses.O Bolsa Família é conduzido pelo Ministério do Desenvolvimento Social.

(Acesse aqui a Instrução Operacional sobre a implantação do Benefício Variável Gestante e Nutriz)

Os benefícios para gestantes entre 14 e 44 anos e para mães de crianças de até seis meses reforçam a importância da atenção à saúde nestas fases do curso da vida. Além disso, contribuem para a proteção à mãe e ao bebê durante a gestação e os primeiros meses de vida da criança, elevando a renda familiar em duas fases essenciais ao crescimento e desenvolvimento da criança: a fase do desenvolvimento gestacional e a primeira infância.

“A participação do Ministério da Saúde nesse processo é de extrema importância, pois esses dois novos benefícios variáveis do PBF serão concedidos pelo MDS a partir do momento em que se identifica na rede de atenção à saúde se há grávidas ou crianças de até seis meses nas famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família. Ao identificá-las, o Ministério da Saúde informará mensalmente o MDS sobre as famílias que serão contempladas. Com isso, colaboramos diretamente para o sucesso da política de transferência de renda que é fundamental no Plano Brasil Sem Miséria”, considera o diretor do Departamento de Atenção Básica, Hêider Aurélio Pinto. Ele lembra que gestantes e crianças de até seis meses estão entre os membros mais vulneráveis das famílias beneficiadas pelo programa.

A coordenadora de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime, observa que além de colaborar para que gestantes e nutrizes crianças usufruam de seu direito ao benefício complementar, o Ministério da Saúde também qualifica o atendimento para esse público específico, estimulando a realização de exames pré-natais, orientando as mulheres para a amamentação e preconizando hábitos que resultem em uma gestação saudável.

Para a concessão do benefício variável à gestante não será obrigatório ter iniciado o pré-natal. No entanto, uma vez concedido o benefício, a gestante deverá realizar os exames e consultas. O objetivo do benefício variável para as mães de crianças de até seis meses é garantir melhores condições de nutrição à mãe, se ela for a responsável pela(s) criança(s), e ao bebê, auxiliando na promoção da segurança alimentar e nutricional, dada a grande relevância da amamentação nos primeiros seis meses de vida. Para que a família continue a receber o benefício variável para nutrizes, é necessário que as crianças menores de seis meses estejam com o calendário vacinal atualizado e com o acompanhamento nutricional (peso e altura) realizado pelo SUS.

_________________
Fonte: Portal Saúde

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

O manual dos ossos de aço

Aproveitamos o lançamento de uma campanha nacional de combate à osteoporose para ensinar a construir um esqueleto duro na queda


por Diogo Sponchiato • sesign Pilker • ilustrações Diego Sanches


Resguardar o arcabouço do corpo humano e quebrar as estatísticas de osteoporose que assustam o país: eis a bandeira levantada pela Campanha Firme e Forte, iniciativa recémcriada por três sociedades médicas — a Brasileira de Densitometria Clínica, a Brasileira para o Estudo do Metabolismo Ósseo e Mineral e a Brasileira de Osteoporose —, com o apoio do Ministério da Saúde, que pretende alertar e ajudar a população a prevenir a doença que fragiliza a ossatura.

Basta ver alguns números para entender a magnitude do problema e do projeto. Uma em cada três mulheres sofre de osteoporose, enquanto um em cada cinco homens desenvolve o mal. No Brasil, todo ano ocorrem algo em torno de 2,4 milhões de fraturas motivadas por essa condição. Pior: estima-se que 75% dos diagnósticos são feitos só depois de um osso quebrado.

As projeções tampouco são animadoras, visto que levantamentos recentes revelam que nove em cada dez brasileiras — e as menopausadas formam o grupo de maior risco — não ingerem a recomendação diária de cálcio, mineral crucial ao tecido ósseo. É um indício de que o leite e seus derivados, os principais depósitos do nutriente, andam escassos à mesa — e olha que tem muita gente excluindo os laticínios por razões sem um fundamento científico.

Matéria completa clique aqui.

______________________
Fonte: Saúde Abril



sexta-feira, 11 de novembro de 2011

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CANINA/FELINA LUÍS GOMES

PREFEITURA MUNICIPAL DE LUIS GOMES
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE
COORDENAÇÃO DE ENDEMIAS
CAMPANHA DE VACINAÇÃO CANINA/FELINA



DIA 21/11/2011 (Segunda-Feira) – Sítios Baixio I e II, Japão, Placas, Conjunto Guilhermão e adjascencias.

DIA 22/11/2011(Terça-Feira) – Sitios Barro Vermelho, Araras, Pitombeira, Caetitu, Imbé, monte Alegre e adjascencias.

DIA 23/11/2011 (Quarta-Feira) – Sítios Lagoa do Mato, Quati, Lagoinha, Lagoa de Pedra, Baixas, Barra e Adjascencias.

DIA 24/11/2011 (Quinta-Feira) – Vilas Aparecida e São Bernardo, Sítios Carneiro, Baixa Verde, Altos dos Candidos, Oliveira e adjascencias.

DIA 25/11/2011(Sexta-Feira) – Conjunto Sol Nascente, Sítios Boqueirão, Caixão e adjascencias.

DIA 26/11/2011 (Sábado) – dia “D”, Sede da Cidade

PONTOS DE VACINAÇÃO: Centro de Saúde, Praça Gaudêncio Torquato e Açougue Público.



Francisco Luis da Fonseca
Coordenador de Endemias


_______________________
Fonte: SMS - Endemias

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Ministro anuncia implantação de 54 academias da saúde no RN

Lançada em abril, a estratégia estimula a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer. Apenas 15% dos adultos são ativos no tempo livre

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou os municípios que serão contemplados pelo Programa Academia da Saúde, que estimulam a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer. Em todo o Brasil, foram selecionados 2 mil polos que serão instalados em 1.828 municípios. Para o Rio Grande do Norte, serão destinadas 54 unidades, em 53 municípios. O anúncio foi realizado durante a 11ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi). De acordo com o estudo Vigitel 2010, 16,4% dos brasileiros são sedentários e apenas 15% dos adultos são ativos no tempo livre.

“As Academias da Saúde são mais do que espaços públicos de lazer: trata-se de meios de acesso às práticas corporais pela maioria da população, com impacto direto na qualidade de vida e na saúde das pessoas”, ressalta o ministro. Padilha observa que a construção desses espaços é uma das estratégias do governo federal para a promoção da saúde, prevenção de enfermidades e redução de mortes prematuras por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) – medidas previstas no Plano de Ações Estratégicas para Enfretamento das DCNT. Lançado em agosto, tem como meta a redução de 2% ao ano das mortes prematuras por essas doenças. O objetivo é alcançar melhorias em indicadores relacionados ao tabagismo, álcool, sedentarismo, à alimentação inadequada e obesidade.

Os polos do Programa Academia da Saúde são espaços públicos construídos para a prática de atividade física. As atividades devem estar ligadas aos serviços de atenção básica. Lançada no último mês de abril, a estratégia Academia da Saúde estimula a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer, a exemplo de iniciativas bem sucedidas realizadas em cidades como Aracaju, Belo Horizonte, Curitiba, Recife e Vitória. Os secretários de saúde destes municípios receberam, durante a Expoepi, uma homenagem do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. ...

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A MATÉRIA COMPLETA.

_____________________________
Fonte: Portal da Saúde

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Prevenção à osteoporose deve começar na infância

Ministério da Saúde inicia mobilização de prevenção da doença, com foco na alimentação rica em cálcio e atividade física. Agravo atinge 10 milhões de brasileiros

A osteoporose deve ser prevenida desde a infância. O alerta do Ministério da Saúde para hoje (20), dia mundial de combate à doença, será tema da campanha que começa no dia 22 de outubro. A mobilização nacional tem o objetivo de reduzir a incidência da doença, que atualmente atinge 10 milhões de brasileiros. O tema é “Prevenção da osteoporose: da criança à pessoa idosa” e chama a atenção para o fato de que a adoção de hábitos saudáveis pelas crianças pode prevenir, ou minimizar o aparecimento da doença na vida adulta.

A osteoporose faz parte do processo natural de envelhecimento e caracteriza-se pela diminuição substancial da massa óssea que provoca ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos à fraturas. “É uma doença silenciosa e que causa muito sofrimento, já que, geralmente, é descoberta em idosos, após fratura provocada por uma queda e até escorregão”, explicaa coordenadora da Saúde do Idoso, do Ministério da Saúde, LuizaMachado.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), no mundo, 13% a 18% das mulheres e 3% a 6% dos homens, acima de 50 anos, sofrem com a osteoporose. No Brasil, o número de pessoas que possuem a doença chega a 10 milhões e os gastos com o tratamento e a assistência no Sistema Único de Saúde (SUS), são altos. “Só em 2010, o SUS gastou aproximadamenteR$ 81 milhões para a atenção ao paciente portador de osteoporose e vítima de quedas e fraturas”, informa Luiza Machado.

A meta do governo federal é reduzir em 2%, ao ano, a taxa de internação hospitalar por fratura de fêmur em pessoas idosas. Apenas, em 2010, foram internados 74 mil brasileiros na rede pública por fratura de fêmur. Para isso, o governo federal firmou acordo com estados e municípios (com população acima de 100 mil habitantes), para a redução progressiva de internações por fratura de fêmur, desde 2008 com o Pacto Pela Vida.


____________________
Fonte: Portal Saúde

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Cardápio contra a ansiedade

Viver agitado e com um emaranhado de preocupações na cabeça não só prejudica o humor como faz o ponteiro da balança disparar. Por isso, dê um tempo e invista em nutrientes pró-calmaria

Pense em quantas vezes você desejou que o dia tivesse 48 horas para cumprir todas as tarefas e, ante a impossibilidade de esse milagre acontecer, passou o tempo todo correndo de um lado para o outro. Foram muitas, certo? Pois saiba que a tensão constante causa alterações no humor e, acredite, no peso. "A ansiedade nas alturas contribui para a produção de cortisol, um hormônio associado ao acúmulo de gordura no abdômen", conta Fabiana Honda, nutricionista da PB Consultoria em Nutrição, na capital paulista. Uma maneira consagrada de apagar o pavio desse estresse é fazer exercícios. Mas não é a única.

"Há estudos que apontam a relação entre certos nutrientes com uma menor agitação", diz Ana Paula Fioreti, coordenadora do curso de nutrição da Universidade São Francisco, em Bragança Paulista, no interior do estado. Um desses trabalhos foi publicado recentemente pela Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos. Nele, os jovens que receberam suplementação de ômega-3 apresentaram uma redução de 20% nos níveis de ansiedade quando comparados a quem consumiu cápsulas inócuas. "A dieta exerce um papel importante no controle dos ânimos", reconhece o médico Walmir Coutinho, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. "Mas nenhum alimento é mágico." Patrícia Spada, psicanalista e doutoranda em nutrição na Universidade Federal de São Paulo, concorda: "O tratamento é multidisciplinar". Ressalvas feitas, confira, nas próximas páginas, nutrientes que deixam tanto o cardápio quanto a sua mente mais equilibrados.
...

PARA VER MATÉRIA COMPLETA CLIQUE AQUI.

________________________

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

AVISO: DATA DA 7ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE


Clique na imagem para ampliá-la.

Ministro Padilha lança campanha nacional de doação de órgãos

Índice de doadores e quantidade de transplantes realizados no país apresentam crescimento em relação a 2010. Meta do governo federal é alcançar taxa de 15 doadores por milhão de pessoas em 2015

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (27), em Brasília, no Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília, campanha nacional para incentivar a doação de órgãos em todo o país e, com isso, alcançar a meta de 15 doadores Por Milhão de Pessoas (PMP), em 2015. Atualmente, este índice é de 11,1 (veja mais dados ao final do texto). Com o tema “Seja um doador de órgãos, seja um doador de vidas”, a edição deste ano da campanha procura conscientizar os brasileiros sobre a importância da doação de órgãos para transplantes. “O aumento do número de doações impacta diretamente no crescimento da quantidade de transplantes, beneficiando pacientes que dependem da cirurgia para sobreviver”, destaca o ministro.

No Brasil, a doação de órgãos é autorizada pela família do doador, sem a necessidade de um documento assinado pela pessoa que venha a falecer. Atualmente, o país registra uma taxa de 11,1 doadores por milhão de pessoas – são cerca de duas mil doações por ano, mais que o dobro da quantidade registrada em 2003 (quando foram contabilizados 893 doadores efetivos). “Nesta campanha, queremos incentivar a discussão sobre este importante tema e esclarecer as dúvidas da população, dando mais segurança aos familiares que precisam decidir no momento em que se perde uma pessoa querida. Cada um deve conversar com seus entes mais próximos, informando a sua vontade de doar órgãos”, ressalta o ministro Alexandre Padilha. “Por isso, a participação da população nesta causa é fundamental”, reforça.

Para ver matéria completa clique aqui.


_______________________________
Fonte: Portal Saúde

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Projeto Mãe-bebê incentiva a "terapia do brincar"

O projeto Mãe-bebê, elaborado e desenvolvido pelo serviço de Psicologia do Centro de Reabilitação Infantil (CRI), está no segundo mês de sua implantação dando apoio psicológico às mães de bebês de 0 a 2 anos atendidos no Centro. Em uma sala ampla, repleta de brinquedos, em ambiente confortável e acolhedor, é exercitada a chamada "terapia do brincar", que utiliza brinquedos, colchões, almofadas e, acima de tudo, carinho e compreensão. O atendimento é feito em grupo, quinzenalmente, sempre às quartas-feiras pela manhã.
A psicóloga Almira Navarro explica que o objetivo é trabalhar o vínculo afetivo das mães de crianças com deficiência através da interação mãe-bebê em um momento de descontração. "Algumas mães têm dificuldades de comunicação com seus bebês quando estes possuem alguma limitação e passam por sofrimentos como cirurgias e internações, daí a importância de uma vivência positiva como esta para que elas passem a enxergar o bebê e não apenas a doença".
Ela explica que, apesar de estarem disponíveis para conversas tanto em grupo como individuais, a intenção maior não é apenas dar conselhos. "Estamos aqui para sermos companheiras, para dar suporte, ou seja, para suportar a dor delas, e esse suporte pode vir através de uma conversa individual ou simplesmente da troca de experiências entre as próprias mães e do contato delas com os filhos em um momento de descontração".
Jailma Menezes, mãe de Pedro, de cinco meses de idade, atendida pelo CRI desde o nascimento do bebê, aproveita o momento que ela afirma ser muito importante para o desenvolvimento do filho. "Aqui no CRI faço acompanhamento com fisioterapeuta, fonoaudióloga e pediatra nunca falto ao dia do Mãe-bebê porque sei que é importante para mim e para o meu filho". Atualmente o projeto tem cerca de 30 bebês atendidos e o serviço é acessível a todas as crianças atendidas no CRI na faixa etária de 0 a 2 anos de idade.

FONTE: www.saude.rn.gov.br

PREFEITURA E POPULAÇÃO REALIZARÃO MANIFESTO PELA ÁGUA EM LUÍS GOMES

Graças a evidente risco de falta de água, o prefeito de Luís Gomes e representantes da sociedade local realizão na próxima quinta-feira (22) às 16 horas o I Manifesto pela Água. O movimento tem o propósito de alertar a população quanto a necessidade do consumo responsável do precioso líquido, bem como expor à sociedade luisgomense as ações que estão sendo desenvolvidas para solucionar o problema. Também estarão presentes vereadores, Ministério Públicoe o Diretor Regional da CAERN.
Venha e participe desta luta.
FONTE: prefeituradeluisgomes.blogspot.com

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

CONTATO

Secretaria Municipal de Saúde de Luís Gomes - Rua Prefº. Francisco Fontes, 134 – Centro – Luís Gomes - RN - CNPJ – 12.268.029/0001-38 -  E-mail:smsluisgomes@rn.gov.br

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

ACESSO A MEDICAMENTOS GRATUITOS TRIPLICA NO PAÍS

A ação “Saúde Não Tem Preço” – lançada este ano pelo governo federal – está beneficiando cada vez mais brasileiros e ampliando o acesso ao tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS). O programa do Ministério da Saúde, que oferece gratuitamente 11 medicamentos para hipertensão e diabetes, aumentou em três vezes o acesso ao tratamento dessas doenças nas mais de19 mil unidades privadas credenciadas ao programa. Em janeiro, 853 mil pacientes de hipertensão e diabetes foram atendidos pelo programa, enquanto que, em agosto, o número saltou para 2,7 milhões (veja o crescimento por estado e região no fim do texto).
“Os números mostram que o brasileiro está mais e melhor assistido para o tratamento dessas doenças prevalentes na população, e diretamente relacionadas aos novos hábitos de vida do brasileiro”, observa o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
A quantidade de hipertensos beneficiados saltou 254%, de 658 mil em janeiro para 2,3 milhões em agosto. Já o número de diabéticos beneficiados aumentou 180%, passando de 306 mil para 860 mil no mesmo período. Antes da criação do “Saúde Não Tem Preço”, os produtos eram oferecidos com até 90% de desconto nas drogarias credenciadas ao Aqui Tem Farmácia Popular.
CRESCIMENTO –A região Norte foi a que apresentou maior crescimento de pessoas beneficiadas. A região teve crescimento de 713% no período, passando de 7.774 beneficiados, em janeiro, para 62.713 em agosto. Destaque também para a região Centro-Oeste, onde o aumento foi de 566%, passando de 20.691 para 155.105 no mesmo período. No Nordeste, o programa apresentou 349% de crescimento, o número de beneficiados passou de 57.921 em janeiro para 259.906 em agosto. Já nas regiões Sul e Sudeste o crescimento foi, respectivamente, de 265% e 184%.
“A oferta de saúde está cada vez melhor distribuída pelo país, sem prejuízo de qualquer região, por meio do Farmácia Popular. O maior crescimento do programa na região Norte indica que a assistência farmacêutica está se ampliando de maneira equânime no Brasil, chegando a todos os brasileiros, sem distinção”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha.
DOENÇAS -A hipertensão arterial atinge 23,3% da população adulta brasileira (maiores de 18 anos), de acordo com o estudo Vigilância de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), 2010, que considera o diagnóstico médico referido pelo entrevistado. Ainda pelo Vigitel, a diabetes atinge 6,3% da população adulta, sendo maior em mulheres 7% do quem em homens, 5,4%.
O Saúde Não Tem Preço tem alavancado a oferta do programa Aqui Tem Farmácia Popular como um todo, incluindo os 14 produtos ofertados com 90% de desconto, para o tratamento de asma, incontinência urinária, osteoporose, rinite, colesterol, doença de Parkinson, glaucoma e os anticoncepcionais. O número de pessoas atendidas pelo programa cresceu 172% de janeiro a agosto, saltando de 1,2 milhões para 3,4 milhões.
ORIENTAÇÕES AOS USUÁRIOS - Para obter os produtos disponíveis no Saúde não Tem Preço, o usuário precisa apresentar CPF, documento com foto e receita médica, que é exigida pelo programa como uma forma de se evitar a automedicação, incentivando o uso racional de medicamentos e a promoção da saúde.
Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas e comunicadas ao Ministério da Saúde – pelos estabelecimentos credenciados ou pelos usuários do programa – por meio da ouvidoria do SUS, no telefone 136, como também pelo e-mail analise.fpopular@saude.gov.br.
Os medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes são identificados pelo princípio ativo, que é a substância que compõe o medicamento. Os itens disponíveis são informados pelas unidades do programa, onde os usuários podem ser orientados pelo profissional farmacêutico. É ele que deverá informar, ao usuário, o princípio ativo que identifica o nome comercial do medicamento (de marca, genérico ou similar) prescrito pelo médico.
FONTE: PORTAL DA SAÚDE.

Semana do Peixe

“Inclua pescado na sua alimentação. É gostoso e faz bem para a saúde” esse é o lema da 8ª Semana do Peixe, lançada no domingo, 11 de setembro, pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Pesca e Aquicultura. A campanha segue até o dia 24 de setembro e tem como objetivo incentivar o brasileiro a consumir pescado regularmente. A ação faz parte do Plano de Desenvolvimento Sustentável – Mais Pesca e Aquicultura que contempla ações como a inclusão do pescado na alimentação escolar, em feiras, em Centros Integrados da Pesca Artesanal e nos parques aquícolas.


___________________
Fonte: Portal da Saúde

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Campanha de Doação de Sangue 2011

O sangue é um composto de células que cumprem funções como levar oxigênio a cada parte do nosso corpo, defender nosso organismo contra infecções e participar na coagulação. Não existe nada que substitua o sangue. Assim, ele é vital e quando uma pessoa precisa de uma transfusão de sangue, ela precisa de você! A quantidade de sangue retirada não afeta a sua saúde porque a recuperação é imediatamente após a doação.

Um simples gesto pode salvar a vida de muita gente:

Tem sempre alguém esperando sua doação. Não cruze os braços para esse problema. Doar sangue não dói, é fácil, rápido, não afeta a sua saúde e você salva muitas vidas. O sangue é um composto de células que cumprem funções como levar oxigênio a cada parte do nosso corpo, defender nosso organismo contra infecções e participar na coagulação. Não existe nada que substitua o sangue. Assim, ele é vital e quando uma pessoa precisa de uma transfusão de sangue, ela precisa de você! A quantidade de sangue retirada não afeta a sua saúde porque a recuperação é imediatamente após a doação. Em uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450ml de sangue. É pouco para você e muito para quem precisa! Você passará por uma entrevista que tem o objetivo de dar maior segurança para você e aos pacientes que receberão o seu sangue. Seja sincero ao responder as perguntas! Neste momento você também receberá informações e poderá tirar todas as suas dúvidas.

Matéria completa clique aqui


________________________
Fonte: Portal da Saúde

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Cuidado com o consumo de sal

O maior problema do sal está no sódio, presente também em muitos produtos industrializados. Saiba as conseqüências do consumo exagerado de sal e alguns truques para evitá-lo.


Há muito tempo ouvimos os médicos dizerem que reduzir a ingestão de sal previne doenças do coração, principalmente a pressão alta (hipertensão). Na maioria dos casos de hipertensão, somente a redução do sal na comida não é suficiente, mas que ajuda, ajuda.

Qual o problema do sal?

O sal de mesa é também conhecido como cloreto de sódio e o problema está no sódio e não no cloreto. Sabe-se que o sal de mesa tem 40% de sódio, mas ele está presente também em vários produtos industrializados que consumimos diariamente, como pães, queijos, cereais, bolachas, enlatados, etc.

Por que o sal faz mal para quem tem pressão alta?

A elevada ingestão de cloreto de sódio (sal de cozinha) faz o organismo reter mais líquidos e aumentar de volume, podendo levar ao aumento da pressão sangüínea e causar a hipertensão, responsável por infarto e acidente vascular cerebral. O consumo excessivo de sal pode também afetar os rins.

_______________

terça-feira, 30 de agosto de 2011

BLOG DA SECRETARIA DE SAÚDE DE LUÍS GOMES ULTRAPASSOU OS 15 MIL ACESSOS


Meus prezados leitores, muito obrigado. O blog ja ultrapassou 15 mil acessos, tendo como ponto principal a saúde de todos. Obrigado!


Obrigado a todos nossos visitantes! 15 mil acessos!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Encerramento da Semana de Amamentação - Luís Gomes

Luís Gomes encerrou hoje a semana de amamentação, o último encontro foi marcado por uma caminhada com participação das gestantes, mães e seus bebês, profissionais da Saúde e de outros seguimentos como Educação e Assistência social.
Queremos destacar também a presença de alguns jovens do PROJOVEM e do Programa Saúde na Escola que confeccionaram belíssimos cartazes sobre a importância do aleitamento materno. A mulher que amamenta precisa desse apoio de todos.
Sem dúvida a semana de amamentação trouxe benefícios para todas as gestantes e mães de crianças que ainda estão na fase de amamentar. Acreditamos que a campanha conseguiu realizar e passar a mensagem principal que é, AMAMENTAÇÃO: UM ATO DE AMOR E FONTE DE SAÚDE.
Portanto, a Secretaria Municipal de Saúde agradece a todas as gestantes e mães que participaram desse evento, aos profissionais de outros seguimentos que se fizeram presentes, bem como agradecemos aos profissionais de saúde pelo excelente trabalho em equipe.


                   

                   

______________
Fonte: SMS

SEMANA DE AMAMENTAÇÃO DIA DO BEBÊ - 25 de Agosto

Secretaria Municipal de Saúde prossegue com a campanha em benefício a amamentação. Quinta feira foi marcado com o dia do bebê. Gestantes, mães e seus bebês tiveram uma manhã divertida e com muita informação sobre saúde da criança.
Além dos postinhos de saúde com vacinação, teste do pezinho, C e D (Crescimento e desenvolvimento da criança), saúde bucal, dicas de como amamentar, também tivemos massagem relaxante para os bebês e sorteios de brindes para as mães e seus filhos.
As crianças se divertiram muito e as gestantes e mães saíram com muita informação importante para a saúde delas e de seus bebês. 

                

                

_____________
Fonte: SMS

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Semana do Aleitamento Materno - Luís Gomes - RN

Dando continuidade as atividades da Semana de amamentação hoje dia 23 de Agosto foi realizada na Câmara Municipal uma palestra com o Tema: A importância do leite materno.
A palestrante foi a Enfermeira Dra. Eva Nalígia, que abordou os seguintes pontos:

Tema: A IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO
Pontos Abordados:
  • Aleitamento materno exclusivo (AME) até os 6 meses de idade;
  • Aleitamento materno com alimentação complementar dos 7 meses aos 2 anos de idade;
  • Vantagens do AME para o bebê, mãe e família;
  • Cuidados com as mamas.



segunda-feira, 22 de agosto de 2011

SEMANA DE ALEITAMENTO MATERNO EM LUÍS GOMES - RN

A Secretaria Municipal de Saúde de Luís Gomes realizará de 22 a 26 de agosto a semana de amamentação que trás como tema “Amamentação: um ato de amor e fonte de saúde”.
Durante os cinco dias do evento, o município estará desenvolvendo atividades como palestras, informações através de serviços de som e blogs locais, manhã de sol para gestantes, mães e seus bebês, como também iremos ter o dia do bebê, um dia diferente para os bebês do município, que terão além dos cuidados necessários a saúde como: teste do pesinho, vacinas, CeD (crescimento e desenvolvimento da criança), atenção a saúde bucal, etc., também se beneficiarão de momentos de relaxamento e diversão.  
Abaixo estamos disponibilizando o cronograma dessas atividades:
DATA/HORA
AÇÕES
LOCAL
22/08 às 11hs
Informações sobre aleitamento materno
Serviços de Som do Município
23/08 ás 8hs
Palestra sobre a importância da amamentação e dicas de exercícios fisioterápicos para melhor conduzir este momento de troca de amor e saúde entre o bebê e a mãe.
Câmara Municipal de Vereadores
24/08 às 8hs
Palestra sobre a importância da amamentação e dicas de exercícios fisioterápicos para melhor conduzir este momento de troca de amor e saúde entre o bebê e a mãe.
Creche Sol Nascente
25/08 às 8hs
Dia do bebê com: postinhos de saúde, salinha da amamentação, salinha do relaxamento e muita diversão para os bebês.
Cine Club Tintin
26/08 às 7:00hs
Manha de Sol/Caminhada
Saída da Secretaria Municipal de Saúde.
Você gestante e você mãe de bebês com idade de até dois anos venham participar desse evento. Acreditamos que o mais importante desta campanha é o entendimento e envolvimento de todos. Somente assim, iremos conseguir promover o aleitamento materno junto às pacientes e à sociedade. Como Secretaria Municipal de Saúde lembramos que o nosso principal objetivo é salvar vidas, e o aleitamento materno é sem dúvida um ato de amor e fonte de saúde.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

REUNIÃO DO PSE NA SECRETARIA DE SAÚDE

A renião aconteceu em 12 de agosto, entre profissinais da saúde e educação, e teve como objetivo central a discussão do Plano de Ação do PSE para o ano de 2011.
No debate propostas foram discutidas, delineadas, com a perspectiva de melhorar a aprendizagem das crianças e adolescentes de Luís Gomes.
Dentre as propostas sugeridas, foi definida uma capacitação de profissionais para cuidar, de forma mais eficaz, da saúde dos aprendizes e colaborar no fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem.




OFICINA COM AS GESTANTES DE LUÍS GOMES

Neste dia 09 de agosto aconteceu a Oficina "Nova Vida", com o intuito de orientar as futuras mamães a compreenderem o processo de gestação, as mudanças no corpo, os exercícios cabíveis, as especificidades de cada mês gestacional, o trato com o bebê, entre outras coordenadas.
A Oficina, assim, mostra ser um importante instrumento de conscientização das mães para com a gestação e os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem estar da criança, tanto na barriga da mãe como após do nascimento.



sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Segunda fase da vacinação contra pólio ocorre no sábado dia 13

Dia 13 de agosto tem a segunda dose da vacina contra a paralisia infantil para crianças menores de 5 anos, mesmo quem já teomou a 1ª dose deve ser vacinado. Neste dia começa também a vacinação contra o sarampo, que se estende até o dia 16 de setembro, para crianças de 1 ano a menores de 7 anos. Procure um posto de vacinação e leve a caderneta.

A vacinação em Luís Gomes será realizada no Centro de Saúde Joaquim Martins Lopes no dia 13 de agosto a partir das 7 horas da manhã até as 17 horas da tarde. E também no Posto de Saúde de Sol Nascente a partir das 7 horas até 12 horas.

____________________
Fonte: SMS

ATA DA 69ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE LUÍS GOMES

Aos 11 (onze) dias do mês de Agosto de 2011, na Sala de Sessões do Conselho Municipal de Saúde (CMS), localizada na Secretaria Municipal de Saúde, na cidade de Luís Gomes, Rio Grande do Norte, realizou-se a Sexagésima Nona Reunião Ordinária (RO) do CMS, com a finalidade de Apreciar temas propostos pelo plenário. I – Verificação do Quorum regimentar e abertura às 14h40min, passou-se a II – Justificativa de ausências, não havendo nenhuma. III - Leitura e aprovação da Ata da última reunião, Ata da 68ª Reunião Ordinária, aprovada de modo unânime e sem ressalvas. IV – Apresentação de expedientes enviados e recebidos, fez-se saber do Ofício Circular Nº 008/2011 que convoca os Conselheiros a 69ª RO do CMS. V – Ordem do Dia. Item 01: Temas Propostos pelo Plenário. Inicialmente Francisco Evaldo explica que a reunião não tem nenhum assunto específico a ser tratado, mas os que foram trazidos pelos conselheiros. Maria Andréa de Oliveira diz que a população vem reclamando pela falta de exames laboratoriais, problema que está solucionado e a partir de segunda (15 de agosto) os exames voltarão a ser realizados. Francisco Evaldo informa que o Centro de Saúde Joaquim Martins Lopes está praticamente concluído. Maria Andréa, contudo, diz que o espaço da odontologia ainda espera uma pequena reforma a ser realizada pela Caixa. José Ferreira Filho disse ainda que a Conferência Municipal de Saúde foi proveitosa, mesmo com o número pequeno de participantes. Com relação a isso, Evaldo disse que faltou maior compromisso por parte daqueles que faltaram ou se ausentaram durante a Conferência. Maria Andréa atestou que há médicos 24 horas, mas que, infelizmente, imprevistos acontecem, ocasionando a falta do profissional. Cleide Maria pergunta como anda o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) e Evaldo responde que o projeto anda está tramitando. O mesmo avisa que 2 (dois) novos computadores foram entregues pelo CES, pelo Programa de Inclusão Digital, um para a Secretaria de Saúde e um para o Conselho Municipal de Saúde. Por fim, Evaldo esclarece que a Conferência Estadual de Saúde foi adiada para os dias 17, 18 e 19 de outubro, em Natal. Às 15h22min não havendo mais o que tratar, o presidente agradeceu a todos e encerrou a reunião, que contou com a presença de Francisco Evaldo da Silva, Cleide Maria Alexandre da Silva, José Gilberto de Araújo, Maria Andréa de Oliveira Almeida Martins, Terezinha Lopes de Lima, Andréia Carla Martins Bernardo e José Ferreira Filho.