E, finalmente, temos a AIDS, a mais conhecida e temida de todas as DST. É uma doença viral, transmitida pelo contato sexual e pelo contato com sangue contaminado. O vírus usa células imunológicas (glóbulos brancos) para se reproduzir, deixando assim um indivíduo infectado sem defesas e vulnerável a qualquer agente invasor, por mais fraco que este seja.
O tratamento da AIDS não se baseia em combater o vírus, pois ainda não há meios para isto, mas sim em suprir esse sistema imunológico lesado. Isso se dá por meio do coquetel de remédios.
O meio mais indicado para combater qualquer vírus é a vacinação, porém com o HIV a vacinação não é possível, pois se trata de um vírus de RNA e não DNA. Isso significa que o HIV não é como a maioria dos vírus que, ao se alojar numa célula e usá-la para a sua reprodução, sairá na mesma forma de antes. Não os retrovírus, como o HIV, ao passarem pelo processo de transcriptase do DNA viral, assumem uma nova forma, já que sua estrutura genética é alterada.
Portanto, não é por menos que a AIDS é tão temida, um vírus mutante que destrói suas defesas a ponto de deixar o infectado a mercê das doenças mais simples, como resfriados, que para as outras pessoas é inofensivo.
Brincar e se divertir no Carnaval sem medo é possível, para isso basta apenas se proteger, se cuidar, uma das prevenções é a Camisinha.
Autor: Dra. Nara Mattia
Fonte: Facto Jornalismo Empresarial
Nenhum comentário:
Postar um comentário