quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

NOTA - OFICINA REDE MATERNO INFANTIL LUÍS GOMES

A Secretaria Municipal de Saúde de Luís Gomes/RN, realizou nestes dias 29 e 30 de Novembro a I Oficina de Construção da Rede Materno Infantil na Região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte.


A Rede Materno Infantil consiste numa Rede de cuidados que visa assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada a gravidez, ao parto, e ao puerpério, bem como à criança o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis.

Durante a Oficina foram vistos vários temas importantes, como: A situação de Saúde no Brasil; Situação de Saúde no Estado do RN; Diagnóstico Situacional de Saúde Materno Infantil do Município de Luís Gomes; Os Sistemas de Atenção à Saúde; Os Modelos de Atenção à Saúde; Os Fundamentos da Construção de Redes de Atenção à Saúde; A Estrutura Operacional das Redes de Atenção à Saúde. Também foi visto que a construção dessa Rede irá acontecer a longo prazo, não se trata de um processo de construção imediata, mas de um processo do qual será construído por etapas.

Estiveram presentes na Oficina:

José Nunes Terceiro – Secretário Municipal de Saúde de Luís Gomes;

Jeane Cleide – Gerente da VI URSAP e Facilitadora da Rede Materno Infantil;

Paulo Bernardino – Técnico da VI URSAP e Facilitador da Rede Materno Infantil;

Katiana Ferreira – Técnica de Vigilância Epidemiológica e Facilitadora da Rede Materno Infantil;

Francisco Evaldo – Educador em Saúde.

Também houve uma importante participação dos profissionais de Saúde do Município, profissionais do Hospital, do Centro de Saúde e das Estratégias Saúde da Família. Sem dúvida a presença desses profissionais contribuíram e muito para o bom desempenho das atividades da Oficina.

O Secretário Municipal de Saúde José Nunes Terceiro agradece a presença de todos os profissionais que estiveram presentes, bem com agradece aos palestrantes e aos organizadores da Oficina.



Nenhum comentário:

Postar um comentário