segunda-feira, 18 de julho de 2011

Saúde prepara estratégia para Copa 2014

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participará da cerimônia de abertura dos Jogos Mundiais Militares, no Rio de Janeiro, marcada para as 16 horas, de sábado (16), no Estádio João Havelange, o Engenhão. O Ministério da Saúde tem participado de todo o processo de organização do evento, com informações e estratégias de detecção, monitoramento e resposta às possíveis emergências de saúde. Os jogos servirão de base para a preparação da organização da rede pública para a Copa 2014.
“Esta experiência poderá servir de parâmetro para a preparação do Brasil para a Copa 2014 e para os Jogos Olímpicos 2016 na área de Saúde”, afirmou o adjunto da Secretaria Executiva, Adriano Massuda, que coordena a Câmara Temática da Saúde para a Copa 2014.
O evento deve reunir aproximadamente 6 mil participantes entre atletas e delegados, representando cerca de 140 países. O evento sediado no Rio de Janeiro acontecerá de 16 a 24 de julho em cinco cidades (Rio de Janeiro, Seropédica, Resende, Paty de Alferes e Mesquita). As medidas para a área de saúde compõem a vigilância e resposta às situações de saúde. Isso envolve alertas epidemiológicos, sanitários e ambientais. Esses procedimentos serão acompanhados 24 horas pelo Centro Integrado de Operação Conjunta da Saúde e estão de acordo com o Plano de Prontidão e Respostas para Possíveis Emergências de Saúde.
O Ministério também vai garantir, por meio da parceria com o governo do estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura do Rio, assistência médica básica, de urgência e emergência hospitalar, ambulância com suporte de vida e e agilidade em diagnósticos laboratoriais de forma complementar a rede de serviço militar.
Campanhas - O MS também apresentará ao público campanhas como: Doação de Sangue, Saúde não tem preço, Hipertensão e Alimentação Saudável/Qualidade de Vida.
Julgamento - O Brasil disputou com a Turquia o direito de sediar os jogos. No julgamento final, a infraestrutura esportiva já estabelecida no Rio de Janeiro para os Jogos Pan-Americanos, a experiência na realização de grandes eventos e o apoio demonstrado pelas autoridades locais ao projeto foram decisivos para a vitória do Brasil.
CIEVS - O Ministério da Saúde vai aplicar as experiências do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), que desde 2006 funciona como ferramenta de trabalho fundamental para coordenar o sistema nacional de alerta e resposta às emergências em saúde do país.
O CIEVS centraliza as notificações que chegam pelo Disque Notifica, pelo E-notifica ou detectadas pela mídia e depois comunica imediatamente às secretarias estaduais de Saúde e avaliadas pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), para terem sua veracidade e relevância epidemiológica verificadas. A partir desta informação, as secretarias estaduais e municipais de Saúde podem adotar medidas adequadas de investigação e bloqueio de disseminações. O centro funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

_____________________

FONTE: Portal da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário