terça-feira, 31 de maio de 2011

Hoje comemora-se o Dia Mundial sem Tabaco

O Dia Mundial sem Tabaco ressalta os benefícios da cessação e reforça a preocupação com o tabagismo feminino.

Hoje, dia 31 de maio é o Dia Mundial sem Tabaco, data que marca uma importante conquista para aqueles que pararam de fumar e também alerta para a necessidade dos que ainda persistem enfrentarem a cessação como questão fundamental.

Segundo o levantamento da Pesquisa Especial do Tabagismo, Petab, realizada em 2008, dos 25 milhões de fumantes no Brasil, 52,1% pensam em parar. "Os resultados são imediatos na saúde, independentemente da idade, e quanto mais cedo a pessoa para de fumar, maior o benefício", explica Carlos Salgado, psiquiatra e presidente da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead).

O especialista ressalta também, que, não por acaso, neste ano o foco da campanha são as mulheres "A Petab apontou, em 2008, 9,8 milhões de mulheres fumantes. Apesar de o número de homens que fumam ainda ser maior, a persistência entre as mulheres é grande e preocupa. O número de homens tabagistas vem se estabilizando e o de mulheres, aumentando", comenta.

O tabagismo feminino é complexo e implica em questões físicas, pois as mulheres processam de maneira diferente a nicotina no organismo, e psicológicas, associadas às cargas emocionais, mais fortemente presentes nas mulheres.

Ressaltando os benefícios de parar de fumar, destacam-se pontos como:

* redução do risco de doença coronariana
* redução do risco de câncer de pulmão (90% das mortes por câncer de pulmão são causadas pelo tabaco)
* diminuição do chamado tabagismo passivo
* melhoria da qualidade de vida como um todo.

_____________________________
Fonte: Administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário