segunda-feira, 22 de novembro de 2010

OFICINA SAÚDE NA ESCOLA


Com o apoio da Prefeitura Municipal de Luís Gomes, através do prefeito Carlos José Fernandes, foi realizada nesta sexta, dia 12 a Oficina Saúde na Escola, que contou com cerca de 100 participantes. A mesma foi promovida pela Secretaria de Saúde juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, no Espaço do Cine Club Francisco Vieira e teve como eixo norteador o território compartilhado entre saúde e educação com o objetivo de qualificar a prática dos gestores locais no que se refere a gestão intersetorial e planejamento local e participativo.
A Secretaria Municipal de Saúde, Maria Andréa Oliveira, falou da necessidade de articular ações que integrem a Saúde, a Educação e demais seguimentos do município. De acordo com a secretária, a escola participa de diversas campanhas de promoção da saúde como: ações de higiene, ambientais e de desenvolvimento. “A escola promove ações que garantem que as crianças possam estar atentas às questões que farão a diferença no seu desenvolvimento”. O momento serviu para avaliação e elaboração de um plano articulado entre os diversos seguimentos que incluam ações, que podem ser executados através de oficinas, palestras, jornadas, entre outros, para serem desenvolvidas pelas equipes de saúde e educação no espaço da escola e pretendam garantir a formação integral dos alunos. O PSE prevê ainda ações de assistência como avaliações clínica anual, de acuidade visual e de saúde bucal. Também serão analisados os cartões de vacina, da situação nutricional e a saúde mental dos alunos.
O secretário de Educação enfatizou a necessidade de participação da comunidade nos espaços de interesse coletivo e na construção de políticas publicas. “Acho muito importante a participação das famílias na busca de soluções para melhoria da educação”.Sem duvida a oficina foi um sucesso, temos certeza que o objetivo principal foi alcançado. Agora é renovar as forças para continuarmos este trabalho.


_______________
Fonte: SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário