quarta-feira, 13 de outubro de 2010

15 de outubro, Dia Mundial de Lavar as Mãos

Lançado em 2008, o Dia Mundial de Lavar as Mãos, é comemorado no dia 15 de outubro. É um evento que acontece em diversos países e tem por objetivo ressaltar a importância do ato de lavar as mãos. Em 2009, mais de 85 países, principalmente na Ásia e na África, promoveram eventos em escolas para conscientização das crianças.
No Brasil, a Pastoral da Criança também é parceira dessa campanha e incentiva que os seus mais de 232 mil voluntários levem essa informação para as famílias acompanhadas em suas 40 mil comunidades.
O ato de lavar as mãos deve privilegiar toda a superfície das mãos, incluindo o dorso, a palma e os dedos. Deve durar, no mínimo, 30 segundos. De acordo com Marcos Antônio Cyrillo, para lavar as mãos deve-se “tirar anéis, relógios e pulseiras e lavar toda a mão”. O Dr. Marcos também orienta que, se possível, as pessoas, depois de lavar as mãos, procurem fechar a torneira com uma toalha de papel, por exemplo.
Já para ensinar as crianças, a dica é não passar para elas o medo de doenças. Use sempre exemplos positivos, como o valor da higiene ou o perfume bom do sabonete ou até mesmo sabonetes coloridos. Você pode também inventar algum jogo, como fez a FIFA em seu site: “Proteja seu gol com uma defesa forte; proteja-se das infecções lavando as mãos antes de comer, cozinhar e usar o banheiro” – diz a página da entidade máxima do futebol. Entretanto, não são só as crianças que merecem atenção. Adultos também precisam reforçar seus hábitos de higiene para prevenir doenças.
_______________________________
FONTE: www.pastoraldacrianca.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário