terça-feira, 21 de setembro de 2010

Organização Mundial da Saúde publica relatório sobre estado da Aids no mundo

A OMS atingiu a marca de 3 milhões de pessoas recebendo tratamento com medicamentos antiretrovirais em todo o mundo. Essa era uma das metas da iniciativa estabelecida em 2003 pela Unaids. O número de pacientes tratados deveria ter sido atingido no final de 2005, mas só foi alcançado no final de 2007.
Atualmente existem 10 mil centros de atendimento à doença em 119 países. Esses dados representam um crescimento de uma vez e meia no número de centros de tratamento quando comparado ao ano de 2005. Apesar das boas notícias, muitos países não conseguiram alcançar o objetivo de cobertura universal aos portadores da doença.
A epidemia de Aids continua a crescer. No final do ano passado, os especialistas estimaram que 33,2 milhões de pessoas estavam vivendo com o vírus. Dessas, 2,1 milhões eram crianças. O ritmo de crescimento têm se mantido, com 2,5 milhões de novos casos por ano e 2,1 milhões de mortos pela doença.
O aumento do número de pacientes recebendo medicação antiretroviral atingiu 72% em regiões como a Africa SubSaariana, por conta de algumas iniciativas bem-sucedidas.
Os países mais pobres do mundo continuam passando por dificuldades na extensão da cobertura do tratamento com anti-retrovirais. Nesses casos, a média de atendimento ficou em torno de 31% dos casos.
O Brasil, com seu programa de atendimento e fornecimento de anti-retrovirais, atinge cerca de 80% daqueles que necessitam de tratamento, segundo a OMS. Dentro do grupo dos 45 países em desenvolvimento, o país está entre as nove nações que passam da cifra de 75% dos pacientes atendidos. A Organização Mundial da Saúde ressalta que os serviços de saúde em todo o mundo devem ser apoiados e reforçados para que a luta contra a epidemia de Aids continue.
___________________
FONTE: g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário