quarta-feira, 23 de junho de 2010

Exame de sangue pode detectar câncer de mama

As mulheres podem contar no futuro com o exame de sangue para diagnosticar o câncer de mama antes mesmo do aparecimento de qualquer sinal dele. Cientistas do Centro de Pesquisa de Câncer Fred Hutchinson, de Seattle, Estados Unidos, descobriram que níveis elevados da proteína receptor do fator de crescimento epidérmico indicariam a doença com mais de um ano de antecedência.
A equipe analisou amostras de sangue colhidas até 17 meses antes de a patologia ser detectada em 400 pacientes e compararam com as de um grupo de pessoas sem o problema. Os resultados mostraram que quem tinha taxas mais altas da proteína apresentava quase três vezes mais chances de desenvolver câncer de mama, segundo o jornal Daily Mail.
O líder da pesquisa, Christopher Li, disse que é muito cedo para o teste ser usado como diagnóstico. No entanto, se novos estudos indicarem sua eficácia, pode integrar a lista de alternativas médicas. O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 49.240 novos casos da doença para 2010.
______________________


FONTE: saude.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário