quinta-feira, 28 de novembro de 2013

ESCLARECIMENTO - COLETA D'ÁGUA - LUÍS GOMES

ESCLARECIMENTO

COLETA D’ÁGAUA


A EQUIPE DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DESDE AGOSTO DE 2012, VEM MENSALMENTE, DESENVOLVENDO O TRABALHO DE COLETA D’ÁGUA EM VÁRIOS PONTOS DE NOSSA CIDADE, “CAIXAS D’ÁGUA DAS ESCOLAS, CAIXA D’ÁGUAS DAS VIAS PÚBLICAS E DE ALGUMAS RESIDÊNCIAS DOMICILIARES, DE AÇÚDES E POÇOS PARA SEREM SUBMETIDAS À ANÁSE LABORATORIAL EM CONFORMIDADE COM O PROGRAMA SISÁGUA – SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE VIGILÂNCIA DE QUALIDADE DA AGUA PARA CONSUMO HUMANO. INSTRUMENTO QUE CONSISTE NO CONJUNTO DE AÇÕES ADOTADAS, CONTINUAMENTE, PELAS AUTORIDADES DE SAÚDE PÚBLICA, PARA GARANTIR QUE A ÁGUA CONSUMIDA PELA POPULAÇÃO ATENDA AO PADÃO DE POTABILIDADE, PARA AVALIAR OS RISCOS QUE SISTEMAS E SOLUÇÕES ALTERNATIVAS DE ABASTECIMENTO DE AGUA REPRESENTAM A SAÚDE HUMANA E PARA PREVENIR ENFERMIDADES TRANSMITIDAS PELA AGUA UTILIZADA PARA CONSUMO HUMANO.
APRESENTA COMO OBJETIVO ESPECÍFICO:
- REDUÇÃO DA MORBIMORTALIDADE POR DOENÇAS E AGRAVOS DE TRANSMISSÃO HÍDRICA, POR MEIO DE AÇÕES DE VIGILÂNCIA SISTEMÁTICA DA QUALIDADE DA ÁGUA CONSUMIDA PELA POPULAÇÃO;
- BUSCA DE MELHORIA DAS CONDIÇÕES SANITÁRIAS DAS DIVERSAS FORMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO;
- AVALIAÇÃO E GERENCIAMENTO DO RISCO A SAÚDE DAS CONDIÇÕES SANITÁRIAS DAS DIVERSAS FORMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA;
- MONITORAMENTO SISTEMÁTICO DA QUALIDADE DA ÁGUA CONSUMIDA PELA POPULAÇÃO, NOS TERMOS DA LEGISLAÇÃO VIGENTE;
- INFORMAR A POPULAÇÃO SOBRE A QUALIDADE DA ÁGUA E OS RISCOS A SAÚDE E; E
- APOIAR O DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E MOBILIZAÇÃO SOCIAL.
                  FOI REALIZADO NO DIA 17/10/2013, INSPEÇÃO DO RESERVATÓRIO DO AÇUDE PÚBLICO “LULU PINTO”, ONDE A EQUIPE FEZ A COLETA DE ÁGUA PARA ANÁLISE LABORATORIAL. A QUAL OBTEVE RESULTADO SATISFATÓRIO, ISTO É, A ÁGUA ESTAR ÁPTA PARA O CONSUMO.
                  O CONTROLE DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA E QUÍMICA DA ÁGUA, REQUER O DESENVOLVIMENTO DE PLANOS DE GESTÃO QUE, QUANDO IMPLEMENTADOS FORNEÇAM BASE PARA A PROTEÇÃO DO SISTEMA E O CONTROLE DO PROCESSO, GARANTINDO QUE O NÚMERO DE PATOGENOS E AS CONCENTRAÇÃO DAS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS NÃO REPRESENTEM RISCO À SAÚDE PÚBLICA, E QUE A ÁGAUA SEJA ACEITÁVEL PELOS CONSUMIDORES ATENDENDO AO PADRÃO SATISFATÓRIO DE POTABILIDADE.




                                                     Luis Gomes/RN, 28 de novembro de 2013.



Antonia Patrícia Maia
Coordenadora de Vigilância Sanitária

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Morcegos em áreas urbanas

Morcegos em áreas urbanas



O morcego é o único mamífero que voa, possui grande importância na ecologia e no equilíbrio ambiental.
Como espécie silvestre, o morcego é protegido por lei que tipifica como crime, os danos causados ao meio ambiente.
Sucessivas alterações ocorridas em seu ambiente natural obrigaram os morcegos a adaptarem-se às condições urbanas.
A abundância de alimentos (insetos atraídos pela iluminação, espécimes vegetais com frutos atrativos) e abrigos (forros de residências) transformam o morcego em uma espécie incluída no convívio humano (espécie sinantrópica).
Construções que possuem pequenas frestas, tanto entre calhas e o telhado como entre telhas e o forro, permitem a entrada destes mamíferos, que se alojam entre os caibros de sustentação do telhado. Existem edificações onde, os lugares preferidos como abrigos, são as caixas de persianas, os ductos de ventilação e as juntas de dilatação.
A proximidade entre seres humanos e morcegos pode trazer consequências desagradáveis, além da sujeira provocada pelas fezes e o ruído, há o perigo de mordeduras.
Qualquer das espécies de morcego (tanto as que se alimentam de sangue, como as que comem frutas ou insetos) podem transmitir a raiva, portanto:
-         evite tocar em qualquer morcego, vivo ou morto;
-         jamais apanhe o morcego com as mãos;
-         contato direto, através de mordedura, arranhões ou lambedura é grave, procure imediatamente uma Unidade de Saúde;
-         mantenha seus animais de estimação vacinados contra a raiva.

Procure um médico veterinário e vacine seus cães e gatos anualmente contra a raiva. Você estará protegendo seus animais e sua família contra esta doença. 


quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Dicas Para Evitar A Fadiga E O Cansaço

O que causa a fadiga?

Existem muitos fatores que podem contribuir para a fadiga. As doenças assim como os estilos de vida podem estar na origem do problema. Problemas como a falta de sono, má alimentação e nutrição, infecções, gripes e resfriados, câncer, AIDS, obesidade, anemia, alcoolismo e abuso de drogas são todos os que são mais propensos de serem os causadores da fadiga. Durante os meses de inverno a fadiga também é um dos principais sintomas de transtorno afetivo sazonal.

A anemia ferropriva é outra causa de fadiga:

Para remediar esta situação, é necessário consumir quantidades adequadas de ferro. O ferro é necessário no corpo para ajudar a formar a hemoglobina, uma parte das células vermelhas do sangue. A hemoglobina ajuda a transportar o oxigênio por todo o corpo, portanto, uma falta de ferro diminui a capacidade de transportar oxigênio no organismo. Sem suficiente oxigênio a fadiga se estabelece de forma relativamente rápida. Os alimentos ricos em ferro, como carnes magras, frutos do mar, feijão, vegetais de folhas verdes, gema de ovo, nozes, fígado, alcachofras e cereais enriquecidos com ferro devem ser consumidos regularmente. No entanto, se você ainda está tendo dificuldade em manter quantidades adequadas de ferro em seu corpo, o médico pode recomendar um suplemento de ferro. Consulte um médico antes de iniciar qualquer regime com suplemento nutricional para verificar a dosagem e as contra-indicações.

Como podemos combater a fadiga?

Dieta: Uma boa maneira de começar é com uma dieta saudável. Lembre-se que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Seu corpo precisa comer de manhã para poder funcionar no seu melhor durante o dia. Depois de uma boa noite de sono o seu corpo precisa de um bom suprimento de combustível para começar o dia, afinal de contas você não tenta usar o seu carro para uma longa viagem com um tanque vazio! Uma boa maneira de manter os níveis de energia é distribuir as refeições saudáveis em várias vezes ​​e em menor quantidade. Intercalar uma pequena refeição entre as principais refeições do dia (café da manhã, almoço, jantar) manterá a fome à distância e manterá os seus níveis de energia.
Essas pequenas refeições também te ajudarão a evitar comer em maior quantidade nas principais refeições do dia que são aquelas que levam mais tempo para serem digeridas o que faz com que você se sinta mais cansado, porque o corpo gasta mais energia para decompor os alimentos. É por isso que você pode se sente mais cansado e sonolento depois de uma grande refeição.
Evite açúcares: Evitar alimentos processados ​​e açúcares também ajudará, já que esses alimentos causam um aumento rápido do nível de açúcar no sangue, mas depois cai rapidamente. Então, de repente você vai sentir uma repentina falta de energia e necessidade de mais alimentos processados ​​para aumentar o seu nível de açúcar no sangue novamente. É realmente um círculo vicioso e você vai se sentir muito melhor se evitar esses carboidratos processados. Os alimentos integrais são carboidratos complexos e são muito melhores para você, já que são ricos em fibras e liberam sua energia de maneira mais lenta.
Beber bastante água: Todos sabem que a água é importante para o nosso organismo funcionar corretamente, mas é surpreendente como poucas pessoas bebem o suficiente durante todo o dia. Recomenda-se beber pelo menos oito copos ou mais ou menos dois litros de água por dia. O chá sem açúcar e o suco de frutas também é aconselhável.
Exercício regular: O exercício também pode ajudar a combater a fadiga, o exercício faz com que o corpo libere endorfinas que nos fazem sentir bem, recomenda-se fazer pelo menos 30 minutos por dia. O exercício pode incluir caminhadas, jardinagem, tarefas domésticas vigorosas ou qualquer coisa que aumente a frequência cardíaca. Quanto mais exercício você realizar melhor vai se sentir.
Descansar o suficiente: Para ajudar a combater a sensação de cansaço é importante ter um descanso adequado de sono. Tente conseguir uma rotina de descanso e certifique-se de dormir o suficiente. Aproximadamente oito horas, é o recomendado, e te ajudará a manter os níveis de energia e manter o funcionamento do sistema imunológico em plena forma.
Multivitamínicos: Finalmente, tomar um multivitamínico pode ajudar a ter certeza de obter os nutrientes necessários que o seu corpo precisa. Tomar mais vitamina C e ácido graxo ômega três, cápsulas de óleo de fígado de bacalhau também pode ajudar a manter a saúde do sistema imunológico e ajudar a melhorar o humor.
Pequenas mudanças no estilo de vida e na dieta podem realmente ajudar a melhorar os sintomas de fadiga ou inclusive deter a fadiga. Se a fadiga persistir, então é importante procurar o aconselhamento de um profissional de saúde, como o seu médico de confiança.
Fonte: SaudeDicas

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Coca-cola... eis a questão!!!

Bebida extremamente ácida, com ingredientes que podem desencadear inúmeras doenças entre elas o câncer.E por que não vem especificado a quantidade de corante caramelo IV e por que a fórmula é secreta??? Será que existe algo a mais na coca que não podemos saber???

Se você tem o hábito de ingerir grandes quantidades desse produto, cuidado... os efeitos negativos na sua saúde vão aparecer...

Não siga o exemplo do rapaz do vídeo, que já com problemas de saúde ainda continua tomando... E o pior não se conscientiza... 


Diga NÃO ao refrigerante! Sua saúde agradece!



Pamela Sena - Nutricionista (NASF)