segunda-feira, 28 de novembro de 2011

LUÍS GOMES REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE EMENDA DE INICIATIVA POPULAR

CONVITE


O Excelentíssimo Senhor Prefeito e o Presidente da Câmara de Vereadores do Município de Luis Gomes, tem a grata satisfação de convidar cada cidadão, em particular, e toda a sociedade luisgomense para participar de uma AUDIÊNCIA PÚBLICA para deliberação de uma EMENDA DE INICIATIVA POPULAR ao Orçamento da União para o ano de 2012, a realizar-se no dia 01 de dezembro de 2011, às 08 (oito) horas, no Cine Club desta cidade, antigo Mercado Público.

Na ocasião ocorrerão exposições, debates, apreciação e aprovação de uma ação a ser executada durante o ano de 2012, neste município, no âmbito da Atenção à Saúde, a qual deverá trazer inúmeros benefícios para cada habitante e para toda a coletividade.

A grandeza desse encontro está na participação de todos, sendo, pois um tônico para o exercício de cidadania.

Os organizadores pedem ainda que cada participante conduza sua Carteira de Identidade até o evento a fim de documentar a participação na lista de presença que será enviada à Comissão Mista do Orçamento da União.

Portanto, participe e use do direito ao exercício da democracia, dando uma contribuição importante nas discussões e na decisão sobre o que deve ser realizado de melhor, em termos de oferta de serviços de saúde, para você e para toda a população deste município.

Agradecem a todos,



FRANCISCO TADEU NUNES
Prefeito Municipal



JOSÉ ISMAR FERREIRA
Presidente da Câmara de Vereadores

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Bolsa Família - Atenção à saúde é ampliada para gestantes e bebês

Ministério da Saúde contribui para que gestantes e mães de crianças menores de seis meses de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família recebam benefício adicional do Ministério do Desenvolvimento Social e o reforço do acesso das famílias aos serviços de saúde do SUS.

O Ministério da Saúde divulgou as informações e procedimentos aos municípios para a implementação de dois benefícios adicionais às famílias do Programa Bolsa Família que tenham gestantes e crianças menores de seis meses. Eles fazem parte do conjunto dos benefícios variáveis do Programa Bolsa Família (PBF), cuja quantidade máxima por família foi ampliada de três para cinco benefícios variáveis – que pode ir de R$ 32,00 a R$ 160,00. Serão pagas nove parcelas mensais a partir da identificação de que a beneficiária é gestante e após a inclusão na folha de pagamento do PBF. Outras seis parcelas consecutivas virão em seguida, mediante identificação no Cadastro Único da existência na família de crianças até seis meses.O Bolsa Família é conduzido pelo Ministério do Desenvolvimento Social.

(Acesse aqui a Instrução Operacional sobre a implantação do Benefício Variável Gestante e Nutriz)

Os benefícios para gestantes entre 14 e 44 anos e para mães de crianças de até seis meses reforçam a importância da atenção à saúde nestas fases do curso da vida. Além disso, contribuem para a proteção à mãe e ao bebê durante a gestação e os primeiros meses de vida da criança, elevando a renda familiar em duas fases essenciais ao crescimento e desenvolvimento da criança: a fase do desenvolvimento gestacional e a primeira infância.

“A participação do Ministério da Saúde nesse processo é de extrema importância, pois esses dois novos benefícios variáveis do PBF serão concedidos pelo MDS a partir do momento em que se identifica na rede de atenção à saúde se há grávidas ou crianças de até seis meses nas famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família. Ao identificá-las, o Ministério da Saúde informará mensalmente o MDS sobre as famílias que serão contempladas. Com isso, colaboramos diretamente para o sucesso da política de transferência de renda que é fundamental no Plano Brasil Sem Miséria”, considera o diretor do Departamento de Atenção Básica, Hêider Aurélio Pinto. Ele lembra que gestantes e crianças de até seis meses estão entre os membros mais vulneráveis das famílias beneficiadas pelo programa.

A coordenadora de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime, observa que além de colaborar para que gestantes e nutrizes crianças usufruam de seu direito ao benefício complementar, o Ministério da Saúde também qualifica o atendimento para esse público específico, estimulando a realização de exames pré-natais, orientando as mulheres para a amamentação e preconizando hábitos que resultem em uma gestação saudável.

Para a concessão do benefício variável à gestante não será obrigatório ter iniciado o pré-natal. No entanto, uma vez concedido o benefício, a gestante deverá realizar os exames e consultas. O objetivo do benefício variável para as mães de crianças de até seis meses é garantir melhores condições de nutrição à mãe, se ela for a responsável pela(s) criança(s), e ao bebê, auxiliando na promoção da segurança alimentar e nutricional, dada a grande relevância da amamentação nos primeiros seis meses de vida. Para que a família continue a receber o benefício variável para nutrizes, é necessário que as crianças menores de seis meses estejam com o calendário vacinal atualizado e com o acompanhamento nutricional (peso e altura) realizado pelo SUS.

_________________
Fonte: Portal Saúde

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

O manual dos ossos de aço

Aproveitamos o lançamento de uma campanha nacional de combate à osteoporose para ensinar a construir um esqueleto duro na queda


por Diogo Sponchiato • sesign Pilker • ilustrações Diego Sanches


Resguardar o arcabouço do corpo humano e quebrar as estatísticas de osteoporose que assustam o país: eis a bandeira levantada pela Campanha Firme e Forte, iniciativa recémcriada por três sociedades médicas — a Brasileira de Densitometria Clínica, a Brasileira para o Estudo do Metabolismo Ósseo e Mineral e a Brasileira de Osteoporose —, com o apoio do Ministério da Saúde, que pretende alertar e ajudar a população a prevenir a doença que fragiliza a ossatura.

Basta ver alguns números para entender a magnitude do problema e do projeto. Uma em cada três mulheres sofre de osteoporose, enquanto um em cada cinco homens desenvolve o mal. No Brasil, todo ano ocorrem algo em torno de 2,4 milhões de fraturas motivadas por essa condição. Pior: estima-se que 75% dos diagnósticos são feitos só depois de um osso quebrado.

As projeções tampouco são animadoras, visto que levantamentos recentes revelam que nove em cada dez brasileiras — e as menopausadas formam o grupo de maior risco — não ingerem a recomendação diária de cálcio, mineral crucial ao tecido ósseo. É um indício de que o leite e seus derivados, os principais depósitos do nutriente, andam escassos à mesa — e olha que tem muita gente excluindo os laticínios por razões sem um fundamento científico.

Matéria completa clique aqui.

______________________
Fonte: Saúde Abril



sexta-feira, 11 de novembro de 2011

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CANINA/FELINA LUÍS GOMES

PREFEITURA MUNICIPAL DE LUIS GOMES
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE
COORDENAÇÃO DE ENDEMIAS
CAMPANHA DE VACINAÇÃO CANINA/FELINA



DIA 21/11/2011 (Segunda-Feira) – Sítios Baixio I e II, Japão, Placas, Conjunto Guilhermão e adjascencias.

DIA 22/11/2011(Terça-Feira) – Sitios Barro Vermelho, Araras, Pitombeira, Caetitu, Imbé, monte Alegre e adjascencias.

DIA 23/11/2011 (Quarta-Feira) – Sítios Lagoa do Mato, Quati, Lagoinha, Lagoa de Pedra, Baixas, Barra e Adjascencias.

DIA 24/11/2011 (Quinta-Feira) – Vilas Aparecida e São Bernardo, Sítios Carneiro, Baixa Verde, Altos dos Candidos, Oliveira e adjascencias.

DIA 25/11/2011(Sexta-Feira) – Conjunto Sol Nascente, Sítios Boqueirão, Caixão e adjascencias.

DIA 26/11/2011 (Sábado) – dia “D”, Sede da Cidade

PONTOS DE VACINAÇÃO: Centro de Saúde, Praça Gaudêncio Torquato e Açougue Público.



Francisco Luis da Fonseca
Coordenador de Endemias


_______________________
Fonte: SMS - Endemias

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Ministro anuncia implantação de 54 academias da saúde no RN

Lançada em abril, a estratégia estimula a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer. Apenas 15% dos adultos são ativos no tempo livre

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou os municípios que serão contemplados pelo Programa Academia da Saúde, que estimulam a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer. Em todo o Brasil, foram selecionados 2 mil polos que serão instalados em 1.828 municípios. Para o Rio Grande do Norte, serão destinadas 54 unidades, em 53 municípios. O anúncio foi realizado durante a 11ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi). De acordo com o estudo Vigitel 2010, 16,4% dos brasileiros são sedentários e apenas 15% dos adultos são ativos no tempo livre.

“As Academias da Saúde são mais do que espaços públicos de lazer: trata-se de meios de acesso às práticas corporais pela maioria da população, com impacto direto na qualidade de vida e na saúde das pessoas”, ressalta o ministro. Padilha observa que a construção desses espaços é uma das estratégias do governo federal para a promoção da saúde, prevenção de enfermidades e redução de mortes prematuras por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) – medidas previstas no Plano de Ações Estratégicas para Enfretamento das DCNT. Lançado em agosto, tem como meta a redução de 2% ao ano das mortes prematuras por essas doenças. O objetivo é alcançar melhorias em indicadores relacionados ao tabagismo, álcool, sedentarismo, à alimentação inadequada e obesidade.

Os polos do Programa Academia da Saúde são espaços públicos construídos para a prática de atividade física. As atividades devem estar ligadas aos serviços de atenção básica. Lançada no último mês de abril, a estratégia Academia da Saúde estimula a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer, a exemplo de iniciativas bem sucedidas realizadas em cidades como Aracaju, Belo Horizonte, Curitiba, Recife e Vitória. Os secretários de saúde destes municípios receberam, durante a Expoepi, uma homenagem do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. ...

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A MATÉRIA COMPLETA.

_____________________________
Fonte: Portal da Saúde