quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Brasil lidera reação das Américas contra o fumo

O Ministério da Saúde do Brasil conseguiu aprovar nesta quarta-feira (29) na Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) uma resolução para que os países do continente se unam contra as manobras da indústria do tabaco. O texto, apresentado pelo ministro José Gomes Temporão na reunião do Conselho Diretor da OPAS, em Washington, Estados Unidos, representa uma reação das Américas contra as ações adotadas pelo setor tabacaleiro. A medida permite que os países possam se preparar ou ajudar as autoridades de saúde pública na proteção de sua população. A indústria do tabaco tem buscado na Justiça local, nos tribunais e organismos internacionais impor obstáculos às medidas de controle de exposição das pessoas ao fumo.
O texto aprovado pela Opas reforça a necessidade de que os países adotem as diretrizes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, um tratado internacional assinado por mais de 190 países e que está em vigor desde 2005, sob os amparo da Organização Mundial de Saúde. A convenção prevê, entre outras ações, a implementação de leis rígidas para banir o fumo em ambientes coletivos, a disseminação de advertências sanitárias fortes nas embalagens dos produtos, a restrição da propaganda e do patrocínio de eventos culturais e esportivos por marcas de cigarros. No caso específico do Brasil, tais ações são importantes para impedir o avanço do consumo dos produtos do tabaco.
Pela resolução brasileira, os países americanos rechaçam, em conjunto, as medidas adotadas pelas empresas do tabaco quando interferem ou criam obstáculos para as ações de saúde pública. Com o objetivo de ampliar o potencial dessa união continental, será promovido, por meio da OPAS, o monitoramento, que colocará em evidência as estratégias da indústria. A ideia é que, por uma comunicação conjunta e ágil, os países consigam reduzir a eficácia das estratégias da indústria e fortalecer as medidas regionais antitabagistas.
_____________________
FONTE: Portal da Saúde.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

OBJETIVOS DO MILÊNIIO DA ONU: 8 JEITOS DE MUDAR O MUNDO

Os centros de voluntariado, criados a partir de 1997, estimulam o voluntariado transformador, de forma presencial ou à distância, em todo o Brasil. Desde 2000 incentivam a participação em ações, campanhas e projetos de voluntariado relacionados aos 8 JEITOS DE MUDAR O MUNDO:

1. Acabar com a fome e a miséria
2. Educação de qualidade para todos
3. Igualdade entre sexos e valorização da mulher
4. Reduzir a mortalidade infantil
5. Melhorar a saúde das gestantes
6. Combater a Aids, a malária e outras doenças
7. Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
8. Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento

_____________________________________

FONTE: www.objetivosdomilenio.org.br/

Saúde do homem: vizinhos pedem colaboração ao Brasil

O Brasil foi definido, por 11 países das Américas, como referência em política pública de saúde voltada à população masculina. E, por solicitação conjunta dessas nações, o Ministério da Saúde vai ajudar os vizinhos a desenvolverem políticas semelhantes à estratégia brasileira.
O pedido foi feito ao final de encontro internacional, realizado em Brasília, que reuniu representantes do Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Colômbia, Peru, Equador, Costa Rica, México, Guatemala e Canadá, além do Brasil. O interesse desses países demonstra que a saúde da população masculina entrou na agenda de prioridades deles, a exemplo do que fez o governo brasileiro, em agosto do ano passado, ao lançar a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem.
O objetivo é criar uma rede de prevenção e atenção à saúde dessa parcela da população, fortalecendo a estratégia no continente americano. Na América Latina, o Brasil desponta como pioneiro nessa ação. Em todo o mundo, só três países tomaram a decisão de implementar políticas focadas na prevenção e promoção à saúde masculina: Brasil, Austrália e Irlanda.
Com realidades semelhantes (principalmente nas Américas Central e do Sul), os 11 países fizeram – durante o I Seminário Internacional de Saúde do Homem nas Américas – um diagnóstico da saúde de suas populações masculinas. A conclusão é que, quando o assunto é saúde, “os homens são mesmo todos iguais”; ou seja, resistentes a prevenir e a cuidar da saúde e da qualidade de vida.
____________________
FONTE: Portal da Saúde.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Nova superbactéria é 'bomba relógio', diz cientista

A NDM-1 resiste a quase todos os tipos de antibióticos
A nova superbactéria mutante originária da Índia, aparentemente resistente a quase todos os antibióticos conhecidos, representa uma ameaça mundial, advertiu nesta segunda-feira o cientista francês Patrice Nordmann. "Temos a necessidade urgente de estabelecer um sistema de vigilância internacional nos próximos meses e examinar todos os pacientes que derem entrada a qualquer sistema de saúde" em tantos países quanto for possível, disse Nordmann, do Hospital Bicetre, da França.
A superbactéria, chamada NDM-1 (metalo-beta-lactamase 1 de Nova Délhi), e suas variações parecem ter se originado na Índia. Ela foi detectada pela primeira vez em 2007, na Grã-Bretanha. A NDM-1 resiste a quase todos os tipos de antibióticos, inclusive os carbapenemas, geralmente reservados às emergências e ao tratamento de infecções multirresistentes.
"Por enquanto não sabemos quão rapidamente o fenômeno está se espalhando (...). Pode levar meses ou anos, mas o certo é que se espalhará", afirmou Nordmann, destacando que já foram tomadas medidas na França e que outras estão em discussão no Japão, em Cingapura e na China. "É como uma bomba relógio", explicou.
_____________________
FONTE: veja.abril.com.br

Organização Mundial da Saúde publica relatório sobre estado da Aids no mundo

A OMS atingiu a marca de 3 milhões de pessoas recebendo tratamento com medicamentos antiretrovirais em todo o mundo. Essa era uma das metas da iniciativa estabelecida em 2003 pela Unaids. O número de pacientes tratados deveria ter sido atingido no final de 2005, mas só foi alcançado no final de 2007.
Atualmente existem 10 mil centros de atendimento à doença em 119 países. Esses dados representam um crescimento de uma vez e meia no número de centros de tratamento quando comparado ao ano de 2005. Apesar das boas notícias, muitos países não conseguiram alcançar o objetivo de cobertura universal aos portadores da doença.
A epidemia de Aids continua a crescer. No final do ano passado, os especialistas estimaram que 33,2 milhões de pessoas estavam vivendo com o vírus. Dessas, 2,1 milhões eram crianças. O ritmo de crescimento têm se mantido, com 2,5 milhões de novos casos por ano e 2,1 milhões de mortos pela doença.
O aumento do número de pacientes recebendo medicação antiretroviral atingiu 72% em regiões como a Africa SubSaariana, por conta de algumas iniciativas bem-sucedidas.
Os países mais pobres do mundo continuam passando por dificuldades na extensão da cobertura do tratamento com anti-retrovirais. Nesses casos, a média de atendimento ficou em torno de 31% dos casos.
O Brasil, com seu programa de atendimento e fornecimento de anti-retrovirais, atinge cerca de 80% daqueles que necessitam de tratamento, segundo a OMS. Dentro do grupo dos 45 países em desenvolvimento, o país está entre as nove nações que passam da cifra de 75% dos pacientes atendidos. A Organização Mundial da Saúde ressalta que os serviços de saúde em todo o mundo devem ser apoiados e reforçados para que a luta contra a epidemia de Aids continue.
___________________
FONTE: g1.globo.com

terça-feira, 14 de setembro de 2010

CRONOGRAMA ATUALIZADO DE CADASTROS DOS AGENTES DE SAÚDE NO SISTEMA SIAB – SETEMBRO DE 2010



Para uma melhor visualização, clique no cronograma.
_____________________
By Roberto Fernandes, SMS

Pesquisa com algas brasileiras visa obter remédios com ação anticâncer

Algas comuns no litoral brasileiro podem ser a chave para remédios anticâncer no futuro. É a aposta da pesquisadora Letícia Costa-Latufo, da Universidade Federal do Ceará (UFCE), que participa de pesquisas para duas patentes.
A primeira delas tem como objetivo garantir os direitos da aplicação de moléculas chamadas lactonas sesquiterpênicas em alguns remédios contra o câncer. "São substâncias de plantas comuns no sudeste do Brasil", diz Letícia. "A ideia é a obtenção e formulação do material e, posteriormente, o uso dele como antitumoral."
Feita em parceria com o professor Norberto Poperino Lopes, da Universidade de São Paulo (USP), a patente já está em estágio avançado rumo ao depósito no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). "Aqui no Brasil, você não protege a molécula, só o uso dela", diz a pesquisadora.
A segunda patente, também em fase de elaboração para depósito no INPI, diz respeito a um açúcar da alga Sargassum vulgare, usado pela bióloga em testes com camundongos. Neles, a substância se mostrou eficaz como remédio anticâncer e estimulante do sistema de defesa do organismo.
_____________________
FONTE: g1.globo.com

Confira alimentos e hábitos que ajudam a perder peso

Patricia Zwipps
A batalha contra o excesso de peso tira o sono de muitas pessoas. Algumas até caem nas armadilhas de investir em dietas repletas de restrições, que prejudicam a saúde e não trazem resultados positivos. E, de acordo com a nutricionista Alessandra Paula Nunes, professora do curso de Nutrição do Centro Universitário São Camilo, determinados alimentos podem dar uma ajuda extra no emagrecimento.
1) Coma alimentos termogênicos
Pimenta vermelha: Aumenta a circulação sanguínea e a temperatura corporal, e auxilia na digestão. Contém capsaícina, uma substância rica em antioxidantes, com ação anti-inflamatória e que previne o acúmulo de gorduras nas artérias. Se ingerida de maneira exagerada, pode levar à irritabilidade do estômago. Acelera o metabolismo em 20%;

Gengibre: Possui gingerol, substância responsável pelo aumento da temperatura do corpo, que ajuda na eliminação de gorduras. Também acelera o metabolismo em 20%. O consumo excessivo pode levar à irritabilidade do estômago;
Ômega 3: Presente em peixes (como salmão e sardinha), óleos de peixe e semente de linhaça, ajuda a queimar calorias e eliminar o excesso de líquidos (inchaço). Também tem função anti-inflamatória e previne contra doenças cardiovasculares. Aumenta o metabolismo basal, ou seja, queima calorias;
Chá-verde: Reduz a absorção do açúcar no sangue, inibindo a ação da enzima responsável pela digestão dos carboidratos. Pesquisas mostram que pode diminuir a compulsão por carboidratos e auxiliar no bom funcionamento do intestino;
Chá mate: Contribui com a perda de peso, além de ter propriedades anti-inflamatórias.
2) Consuma alimentos ricos em fibras
Alimentos ricos em fibras contribuem com o processo de fazer as pazes com a balança. Proporcionam sensação de saciedade e fornecem energia ao organismo de forma lenta, mas constante. Entre eles estão cereais integrais (aveia, trigo integral, centeio, farelo de trigo, arroz integral), frutas (principalmente com casca) e verduras (especialmente, folhas verdes como alface, rúcula, escarola, acelga, agrião, almeirão).
___________________________
Veja mais em saude.terra.com.br

Ministério da Saúde incentiva "pré-natal masculino"

Depois de ampliar o acesso da população masculina à rede de saúde, a Política Nacional de Saúde do Homem – que este ano completa um ano – tem agora um novo desafio. Paralelamente às ações de incentivo ao aumento da quantidade de procedimentos urológicos no Sistema Único de Saúde (SUS) – como exames e cirurgias de próstata, vasectomia e fimose – a Política vai estimular os futuros pais a fazerem um check up durante o pré-natal da parceira.
A ideia é que os profissionais de saúde aproveitem o momento em que o homem está mais sensível – às vésperas de ser pai – para incentivá-lo não só a acompanhar as consultas durante os nove meses de gestação da parceira como também a realizarem exames preventivos. O princípio é: ele precisa se cuidar para cuidar da família. “É uma estratégia que estamos difundindo entre as secretarias municipais de Saúde”, informa José Luiz Telles, diretor do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas (Dapes) do ministério, área responsável pela Coordenação de Saúde do Homem.
Às 18h desta terça-feira (14), em Brasília, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, encerra o I Seminário Internacional de Saúde do Homem nas Américas. Promovido pelo ministério, o encontro começou segunda-feira (13), no Palácio do Itamaraty. O objetivo é estabelecer uma agenda comum de cooperação internacional para estimular os homens a se envolverem nos cuidados preventivos com a saúde.
Participam do seminário autoridades e especialistas do Brasil e de mais 14 países. Durante o encontro, também serão apresentados exemplos de ações positivas implementadas no país com o objetivo de atrair os homens aos serviços de saúde.
_____________________
FONTE: Portal da Saúde.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

OMS elogia avanços na saúde pública no Brasil

Documento publicado com destaque na página na internet da organização ressalta, entre outras ações, a evolução do Saúde da Família e a queda da mortalidade infantil, além de alertar para necessidade de solução para o financiamento do setor.
A maior autoridade em saúde do mundo, OMS (Organização Mundial da Saúde), publicou nesta quarta-feira (8) informe mundial com elogios aos avanços no sistema público de saúde brasileiro e com uma alerta para a necessidade de solução para o subfinanciamento do setor. A íntegra do documento está em destaque na página da OMS na internet (www.who.int).
Segundo avaliação da organização, o Brasil avança a caminho da cobertura universal em saúde, com destaque para o aumento no alcance da Estratégia de Saúde da Família, que hoje já conta com mais de 30 mil equipes, que já atendem mais de 97 milhões de pessoas em todo o Brasil. “A Estratégia é peça chave do Sistema Único de Saúde”, diz o documento.
A Organização Mundial da Saúde menciona ainda os esforços que resultaram na redução da mortalidade infantil no Brasil, de 46 óbitos por 1.000 nascidos vivos, em 1990, para 18 mortes por 1.000 nascidos vivos, em 2008. Essa redução levará o Brasil a alcançar, em 2012, a quarta Meta dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, três anos antes da data limite fixada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
____________________


FONTE: Portal da Saúde.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

CAPACITAÇÃO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE LUÍS GOMES EM NATAL





DOS DIAS 9 A 13 E 23 A 27 DE AGOSTO ACONTECEU A CAPACITAÇÃO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE VÁRIOS MUNICÍPIOS, INCLUSIVE COM A PARTICIPAÇÃO DE LUÍS GOMES, REPRESENTADO POR ANTONIO ROBERTO FERNANDES, EVENTO ESSE OCORRIDO NO HOTEL HOLLIDAY INN, PONTA NEGRA - NATAL. A CAPACITAÇÃO ENFOCOU A IMPORTÂNCIA DO CARÁTER EDUCATIVO, DO BOM RELACIONAMENTO ENTRE INSPEÇÃO E INSPECIONADOS, DA POSTURA, DA ÉTICA, DO CONHECIMENTO TÉCNICO-PRÁTICO, COMO FORMAS DE GARANTIR UM BOM TRABALHO DA VISA.