Pesquisar no Blog
sexta-feira, 28 de maio de 2010
Dia Mundial sem Tabaco faz alerta às mulheres
No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) desenvolveu peças promocionais para uma campanha com o slogan “Mulher, você merece algo melhor que o cigarro!”. As peças trazem a imagem de flores como um contraponto ao cigarro: as flores representam proteção ao meio ambiente, beleza e qualidade de vida, contrastando com o cigarro, sinônimo de desmatamento, envelhecimento precoce e problemas de saúde.
O INCA estima que o tabagismo seja responsável por 40% dos óbitos nas mulheres com menos de 65 anos e por 10% das mortes por doença coronariana nas mulheres com mais de 65 anos de idade. Uma vez abandonado o cigarro, o risco da doença cardíaca começa a decair – após um ano, reduz-se à metade e, após dez anos, atinge o mesmo nível de quem nunca fumou.
FONTE: Portal da Saúde.
Jovens obesas são mais propensas a terem sintomas depressivos
Considerando que a adolescência é um período, muitas vezes, tumultuado e de preocupação com a imagem pessoal, os pesquisadores resolveram avaliar se a obesidade pode contribuir para a depressão das mulheres nesta fase da vida. Usando entrevistas psiquiátricas e medidas de peso e altura para avaliar 500 garotas com idades entre 13 e 16 anos, os especialistas notaram que o status de obesidade indicado pelo índice de massa corporal estava associado com um crescimento dos sintomas depressivos, mas não com a depressão maior - caracterizada por presença e severidade de, pelo menos, cinco sintomas.
_____________________
FONTE: boasaude.uol.com.br
Acesso a tecnologia aumenta sensação de bem-estar
O instituto britânico de estudos sobre tecnologia BCS analisou resultados de uma pesquisa que envolveu 35 mil pessoas em todo o mundo e descobriu que o acesso a dispositivos de comunicação é o que mais produz respostas positivas.
O estudo também descobriu que mulheres em países em desenvolvimento e pessoas de baixa renda ou com baixo nível educacional de ambos os sexos são as que demonstram sensações mais positivas com o acesso à tecnologia.
A pesquisa também descobriu que esta relação entre acesso à tecnologia e bem-estar não parece aumentar com a idade, apesar dos esforços de vários países para colocar as faixas etárias mais avançadas online.
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Governo brasileiro fecha acordo para produzir mais sete medicamentos no país
A indústria brasileira começará a fabricar sete novos medicamentos a partir de parcerias entre empresas públicas e privadas promovidas pelo Ministério da Saúde. Os acordos, assinados nesta terça-feira (25) pelo ministro José Gomes Temporão, em São Paulo, preveêm também reforço na produção nacional do contraceptivo DIU. Com os novos compromissos, o número de remédios que deixarão de ser importados pelo Brasil chega a 21 – o que gera economia de, aproximadamente, R$ 170 milhões ao ano para o governo federal. Em novembro de 2009, o Ministério havia fechado outras nove parcerias.
Os produtos – 21 medicamentos e o DIU – são oferecidos gratuitamente à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A compra deles custa, em média, R$ 850 milhões ao ano. Com o início da produção nacional, a despesa total será 20% menor aproximadamente. Os remédios que serão produzidos no país são utilizados no tratamento de Alzheimer, aids, osteosporose, tuberculose, hemofilia e asma, além de imunossupressores (para pacientes submetidos a transplantes).
sexta-feira, 21 de maio de 2010
Campanha de vacinação contra gripe A é prorrogada até 2 de junho e agora inclui crianças menores de 5 anos
Cerca de 61 milhões de pessoas já foram imunizadas, ou 70% do público-alvo da campanha. Segundo o Ministério, a vacinação praticamente atinge a maior campanha até então no país, a contra a rubéola (2008), que teve duração de seis meses.
O Ministério recomenda ainda que os municípios reforcem a campanha de vacinação - inclusive com busca ativa - de doentes crônicos, crianças de seis meses e menores de dois anos, adultos de
As crianças de 2 anos até 4 anos e 11 meses estão na faixa etária que apresenta maior vulnerabilidade a desenvolver complicações pela gripe H1N1, depois dos grupos prioritários já incluídos anteriormente na campanha de vacinação.
Para o novo grupo, serão utilizadas 10,8 milhões de doses da vacina pertencentes ao estoque estratégico do Ministério da Saúde, reservadas para eventualidades durante a campanha. Ao todo, há 9,6 milhões de crianças brasileiras na faixa de 2 anos a menores de 5 anos. É importante ressaltar que este grupo é imunizado com duas meias doses da vacina. Por isso, 21 dias depois da primeira aplicação, as crianças precisam ser levadas de novo aos postos para tomar a segunda meia dose.
Alguns Estados como Rio Grande do Sul, Bahia e a cidade de São Paulo já haviam anunciado a prorrogação do prazo pois não haviam atingido a meta de vacinação de 80% em algumas faixas etárias.
Grupos prioritários
Todos os profissionais de saúde que atuam diretamente no enfrentamento da gripe H1N1 e crianças de 6 meses a menores de 2 anos foram vacinados. A meta nacional de 80% já foi para doentes crônicos e indígenas, embora alguns Estados ainda estejam abaixo do índice.
Entre os adultos de
O percentual de grávidas vacinadas no país está em 68%. A meta já foi atingida neste grupo nos estados de Goiás, Maranhão, Pará, Santa Catarina, Distrito Federal e Pernambuco.
Já 77% dos adultos de
Fonte: Uol Saúde
quinta-feira, 20 de maio de 2010
Governo cria Dia Nacional de Combate à Dengue
No Estado de São Paulo, a epidemia de dengue que ocorre neste ano já causou o maior número de mortes da história da doença no Estado - pelo menos 55 - e é a segunda em total de casos - 69.148 -, perdendo só para a registrada em 2007. O total de doentes em 2010 já corresponde a 74,8% do computado em 2007, ano em que foram notificados 92.345 casos da doença. As cidades de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Araçatuba, Guarujá e Santos lideram.
______________________________
FONTE: noticias.bol.uol.com.br
Adultos de 30 a 39 anos têm até dia 21 de maio para tomar vacina contra H1N1
Nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste também está em curso a vacinação contra gripe comum para idosos. Eles também têm até o dia 21 de maio para procurar os postos de saúde e receber a dose, antes da chegada do inverno. Esta etapa, que começou mais tarde nessas regiões devido ao atraso na entrega das vacinas pelo Instituto Butantan, já vacinou quase 9 milhões de pessoas com 60 anos ou mais.
quarta-feira, 19 de maio de 2010
APOIO AOS ATENDIMENTOS AO CAPS E HEMODIÁLISE
Além disso, aqueles que fazem tratamento de hemodiálise, ainda tem sua medicação adquirida gratuitamente, junto a Prefeitura de Luís Gomes. O transporte também é disponibilizado sempre que for necessário aos pacientes que necessitam dos dois tipos de atendimento.
MUITA AÇÃO NO COMBATE A DENGUE EM LUIS GOMES
Vários eventos vem marcando essa trajetória, com destaque para as rodas de conversa feitas com a população em diversos bairros da cidade, onde as pessoas tem procurado sempre participar, apoiando essa ação e dando, inclusive, sugestões para a melhoria da qualidade das ações das equipes de saúde no combate a essa tão temida doença, como as mobilizações em vias públicas, envolvendo, principalmente, toda a comunidade escolar e muitos outros setores da sociedade.
O trabalho nessa área continua a cada dia vez mais intensivo com a atuação da equipe de endemias, e com a garantia da Administração Municipal, através do seu prefeito, que não tem hesitado em atender a essa demanda, por considerar que essa é uma ação prioritária, como tantas outras, da gestão para que a população tenha mais saúde.
As ações educativas diárias de todas as equipes de saúde tem sido um marco muito forte na atual realidade, o que configura uma Luis Gomes sem a existência da Dengue notificada, embora exista o mosquito transmissor, o Aedes Aegipty, em situação estável.
Assim, está comprovado que nessa luta pelo combate, tanto da Dengue como de outras doenças, é preciso que, dia a dia, poder publico e sociedade estejam de mãos dadas em busca da eficácia e da eficiência das sua ações, como garantia de uma melhor qualidade de saúde e de vida do indivíduo e de toda a coletividade.
Por Francisco Evaldo da Silva: Educador em Saúde.
terça-feira, 18 de maio de 2010
Dia D municipal contra a dengue
18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
sexta-feira, 14 de maio de 2010
40ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE LUÍS GOMES
quarta-feira, 12 de maio de 2010
Cuidadores da saúde: hoje é comemorado o Dia do Enfermeiro
56ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE
__________________
Por Roberto Fernandes
Cientistas descobrem como o vinho tinto protege o cérebro
Duas horas após darem a animais de laboratório uma pequena dose de resveratrol, um composto encontrado nas cascas e nas sementes das uvas vermelhas, os cientistas induziram um acidente vascular cerebral isquêmico nos animais.
Eles descobriram que os animais que tinham ingerido preventivamente o resveratrol sofreram danos cerebrais significativamente menores do que os que não tinham recebido o composto natural.
segunda-feira, 10 de maio de 2010
VACINAÇÃO DE IDOSOS 2010
Começa vacinação contra nova gripe de pessoas entre 30 e 39 anos
No ano passado, os adultos entre 30 e 39 anos representaram a maior parcela de mortes causadas pelo vírus influenza A (H1N1): 22% do total de 2.051 óbitos registrados.
Até sexta-feira, 47,5 milhões de pessoas haviam sido imunizadas em todo país (81% dos membros dos grupos convocados). A campanha, gratuita, começou em 8 de março, dividida em cinco etapas, conforme o público-alvo.
As crianças entre seis meses e dois anos ainda precisam tomar a segunda meia dose da vacina, o que deve ocorrer 30 dias depois da primeira.
sexta-feira, 7 de maio de 2010
Leite: muito além do cálcio
No último grande evento de alimentação que aconteceu em São Paulo, o III Congresso Brasileiro de Nutrição e o Ganepão 2009, o leite protagonizou uma das discussões mais relevantes.
A nutricionista Silvia Cozzolino, professora da Universidade de São Paulo, elencou algumas das preciosidades do líquido branco que muita gente nem desconfia. Por essas e outras, ele, sem dúvida alguma, merece um brinde e não pode ficar fora do seu cardápio.
Proteína da boa
“O leite oferece proteína de altíssima qualidade, que é muito bem aproveitada no nosso organismo”, ressalta Silvia. Esse nutriente é fundamental para a construção de tecidos e, por isso, colabora para a beleza dos cabelos, das unhas e da pele. Sem falar que ajuda a preservar os músculos.
Estudos recentes mostram ainda uma ligação entre os aminoácidos do leite, ou seja, suas partículas proteicas, e a redução da pressão arterial.
Mix vitaminado
A festejada vitamina A, que protege os olhos, também faz parte da composição dessa bebida. Lá estão também as vitaminas B2, fundamental para a produção de energia, e B12, que atua no combate à anemia e ajuda a melhorar a concentração.
Tem mais: a vitamina D, fundamental para a saúde óssea e que todo mundo associa tanto ao sol, é outra que dá as caras no leite. Mais um ponto para ele, uma rara fonte (quando se fala em alimento) dessa substância.
Minerais ao montes
Para enriquecer a lista de superpoderes do suco leitoso, a professora Sílvia mencionou nutrientes menos conhecidos, como o zinco e o selênio. O primeiro fortalece o sistema imunológico e favorece a cicatrização. Já o selênio tem ação antioxidante, isto é, contribui para a integridade celular.
E, claro, não dá para falar dessa bebida sem mencionar o cálcio. “A absorção do mineral por meio dela é muito boa. Pois ainda que muitos vegetais, como é o caso dos brócolis, contenham grandes quantidades do nutriente, nem sempre ele é tão bem aproveitado no nosso organismo”, salientou a nutricionista.
Aproveite tudo!
Para não desperdiçar nadica dessa riqueza, a sugestão de Sílvia é distribuir o consumo do leite ao longo do dia. “Estudos mostram que a absorção dos nutrientes da bebida e seus derivados é melhor em pequenas porções.”
No caso específico do cálcio, uma boa orientação é evitar o consumo excessivo de café e chá preto, que, por causa da cafeína, costumam atrapalhar um pouco o desempenho do mineral. Mas, veja bem, não é preciso banir nenhum dos dois do cardápio. Basta não exagerar.
Por Regina Célia Pereira
Fonte: Saúde Abril
quarta-feira, 5 de maio de 2010
VACINAR AS CRIANÇAS DE NOVO.
Apesar de não serem o grupo com a maior letalidade, as crianças dessa faixa foram a parcela da população que mais se contaminou pela gripe na epidemia do ano passado.
A vacina não registrou eventos adversos graves no Brasil, segundo as secretarias e o Ministério da Saúde.
Quem quiser, pode acompanhar a adesão à vacina pelo “vacinômetro” do Ministério da Saúde. A faixa das crianças vai bem, cumpriu a meta na primeira rodada. Também trabalhadores de saúde e doentes crônicos vão bem. Já as pessoas de 20 a 29 anos e as grávidas _justamente as que registraram alta letalidade pela doença no ano passado _ainda estão bem aquém da meta de 80% de cobertura, com menos de 70%.
terça-feira, 4 de maio de 2010
Suplementos podem reduzir risco de câncer de mama
O estudo apresentado no 101° Encontro Anual da Associação Americana para Pesquisa do Câncer, realizado entre 17 e 21 de abril, em Washington, Estados Unidos, contou com 268 pessoas do sexo feminino com a patologia e 457 saudáveis. Os suplementos vitamínicos mostraram diminuir a chance de desenvolver câncer de mama em cerca de 30%e, os de cálcio, em 40%.
Jaime Matta, professor da Faculdade de Medicina de Ponce, em Porto Rico, disse ao site Science Daily que a pesquisa sugere que os suplementos de cálcio estão ligados ao aumento da capacidade de reparo do DNA, um processo biológico complexo que, se interrompido, pode levar à enfermidade.
Caso tenha pensado em correr para a farmácia e comprar um monte de suplementos, trate de deixar a ideia de lado. Não foi estabelecida a dosagem ideal para tal feito e o excesso sempre é prejudicial. O Inca informa que amamentação, prática de atividade física e alimentação saudável com a manutenção do peso corporal estão associadas a uma menor probabilidade de adquirir a doença.
______________
FONTE: saude.terra.com.br
Café filtrado faz bem ao coração.
A pesquisa estudou os efeitos do café em dois grupos, um de pacientes que já possuíam doenças de coração e outro de pessoas saudáveis. Os resultados mostraram que, ao beber de 3 a 4 xícaras grandes de café todos os dias, não havia aumento da pressão arterial, nem dos índices de colesterol. O café ainda aumentou a tolerância de todos os indivíduos ao exercício físico.
“As substâncias do café são semelhantes às que estão presentes no vinho e nos sucos de frutas. Ajudam a combater a diabetes e aumentam a energia”, explica o cardiologista Luiz Antonio Machado César, coordenador da pesquisa. Ele afirma ainda que o café expresso não tem os mesmos benefícios do coado. “O coador é capaz de reter as substâncias gordurosas do café, o que não acontece com o expresso."
Para o diretor científico do grupo de estudos em Insuficiência Cardíaca da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Evandro Tinoco Mesquita, o café não tem contraindicação. “O que estudos vêm mostrando é que o café é altamente benéfico para o coração. Ele possui substâncias que colaboram para proteger o órgão.”
___________________
FONTE: abril.com
Cordões umbilicais que iriam para o lixo podem curar quem tem leucemia
Esse tipo de doação, consentida pela mãe, tem crescido no Brasil. Já são seis bancos públicos que coletam e congelam o sangue, e até o início de 2011 está prevista a inauguração de mais sete, espalhados pelas principais capitais.
O material guardado é usado em cirurgias iguais aos transplantes de medula, feitos em pessoas que têm doenças do sangue, como leucemia ou anemia falciforme, e que não encontram doadores compatíveis em sua família. Em vez de injetar no corpo do doente as células da medula, são colocadas as células-tronco do cordão umbilical.
segunda-feira, 3 de maio de 2010
Mais de 1700 pessoas fazem plástica por dia no Brasil.
Quase todo mundo acha que dá para melhorar alguma coisa no corpo. Uma pesquisa inédita feita pelo Ibope em todo o país estima que, no ano passado, foram realizadas mais de 640 mil cirurgias plásticas no Brasil, 82%, em mulheres.
Elas preferem corrigir as imperfeições do pescoço para baixo: principalmente nas mamas. Em segundo lugar, lipoaspiração combinada com outras operações. Já os homens se preocupam mais com o rosto: pálpebras e nariz.
Há dois anos, o empresário Aílton Ferrari fez plástica em volta dos olhos, além de uma lipoaspiração. Achou que era o caminho mais curto para entrar em forma. "Sou meio preguiçoso, apesar de ter sido professor de educação física no passado, hoje não pratico", afirma o empresário.
Para esses mais preguiçosos, até silicone tem sido usado. Próteses para o queixo, peito, bumbum e já tem gente desenvolvendo silicone para deixar aquela barriga tanquinho sem ter que fazer abdominais.
Ainda assim, em 99% dos casos, as próteses de silicone são colocadas em mulheres. Adivinha o lugar preferido: o bumbum fica em um distante segundo lugar. No ano passado, as mulheres colocaram próteses de silicone de 275 mililitros, em média, e elas querem cada vez mais.
_______________
FONTE: G1
Chá verde protege os olhos contra o glaucoma e outras doenças.
O novo estudo, o primeiro a documentar como o cristalino, a retina e outros tecidos oculares absorvem essas substâncias, levanta a possibilidade de que o chá verde possa proteger contra o glaucoma e outras doenças oculares.
Catequinas
Chi Pui Pang e seus colegas da Universidade de Hong Kong destacam que as chamadas catequinas do chá verde estão entre um grupo de antioxidantes que se acredita serem capazes de proteger os olhos.
Catequinas são polifenóis, normalmente chamadas de "flavonoides do chá" devido à sua potente ação antioxidante.
No mesmo grupo de antioxidantes com indícios de proteger os olhos estão a vitamina C, a vitamina E, a luteína e a zeaxantina.
Drogas e cigarro aumentam em até 50% o risco de infarto entre os jovens
Associado ao grande número de fumantes e obesos com menos de 50 anos, o aumento no consumo de drogas como cocaína e anfetamina provocou uma explosão nos óbitos por infarto agudo do miocárdio em pessoas nessa faixa etária, segundo os especialistas. "Precisamos estar muito bem preparados para atender esse público. Remédios para combater a hipertensão, por exemplo, utilizados por pacientes comuns não podem ser ministrados para quem consome drogas", explica o cardiologista Rui Ramos. Ele acrescenta que o betabloqueador - utilizado no pós-infarto, ou no tratamento de angina, arritmias e certas formas de tremores - também é proibido para usuários de drogas.