terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Secretaria Municipal de Saúde intensifica ações de combate ao Aedes Aegypti em Luís Gomes


As primeiras chuvas que caíram em Luís Gomes nos primeiros meses deste ano indicam a chegada o período chuvoso e proporciona grande satisfação à população que há anos convive com a seca. No entanto, também é uma época de alerta para cidadãos e autoridades de saúde devido a necessidade de intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.
Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde de Luís Gomes está desenvolvendo uma série de ações para evitar o nascimento do mosquito, considerado um grande perigo para a saúde dos cidadãos. Agentes de combate a endemias, profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família e agentes de saúde estão empenhados na campanha, realizando visitas às residências e orientando os moradores quanto às formas de prevenir a proliferação do Aedes Aegypti.
“Quando chegamos a uma residência, explicamos ao morador o porquê da nossa visita. Quando ele nos permite entrar, verificamos todos os reservatórios de água que ele tenha em casa e que possam se tornar criadouros. Analisamos se há a presença de larvas, colocamos larvicidas nos tanques e caixas d’água e passamos orientações quanto ao descarte de qualquer tipo de recipiente que possa se tornar um criadouro e outras informações para que a casa dele esteja livre no mosquito”, explicou o agente Igor Batista.
Para que as ações tenham bons resultados, é importante que a população  some forças com o poder público, recebendo os agentes de saúde e tomando os devidos cuidados para que o mosquito não encontre lugares apropriados para colocar seus ovos. A prevenção é a melhor alternativa na luta contra a dengue, zika vírus e chikungunya.

Nenhum comentário:

Postar um comentário