quarta-feira, 14 de maio de 2014

Governo autoriza abertura de 420 vagas em Universidades Federais

Oito cursos de medicina de instituições do Nordeste, Sudeste e Centro-oeste serão contemplados. Municípios que receberão novas vagas se localizam em regiões do interior do país 

O Governo Federal divulgou, nesta terça-feira (13), por meio da portaria 274, a lista das Universidades Federais que receberam autorização para criar 420 novas vagas para cursos de medicina no interior do país. Ao todo, oito cursos de instituições do Nordeste, Sudeste e Centro-oeste do país serão contemplados.

A expansão na formação médica faz parte de uma série de medidas estruturantes que integram o programa Mais Médicos, com foco na diminuição da carência de profissionais médicos no país e na expansão do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Pelo programa, serão criadas 11.447 novas vagas de medicina e 12.372 vagas de residência até 2017.

As 420 novas vagas serão oferecidas já a partir segundo semestre deste ano. O Nordeste é a região que mais receberá vagas, com um total de 240 vagas a serem oferecidas por cinco instituições. Outras 60 serão abertas no Sudeste e 120, no Centro-Oeste.

No Nordeste, as unidades de ensino vão oferecer os cursos em Paulo Afonso, Teixeira de Freitas e Barreiras, na Bahia; Parnaíba, no Piauí, e Caicó, no Rio Grande do Norte. No Sudeste, em Teófilo Otoni, Minas Gerais. No Centro-Oeste, em Jataí, Goiás, e em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul.

AMPLIAÇÃO DE VAGAS – Além de instituições públicas, a expansão de vagas também será implementada em universidades particulares. Conforme preveem as regras do programa Mais Médicos, essas instituições de ensino precisam estar em localidades que atendam à necessidade social da oferta de curso de medicina, além de contar estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde no município.

O Ministério da Educação já pré-selecionou 49 municípios aptos para expansão que estão recebendo visitas técnicas para verificação do cumprimento dos critérios pré-estabelecidos. As cidades contempladas estão distribuídas em 15 estados das cinco regiões do país e podem ser acessada pela Portaria nº 731.

MAIS MÉDICOS - Lançado em julho de 2013 pela presidenta Dilma Rousseff, o Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, com o objetivo de aperfeiçoar a formação de médicos na Atenção Básica, ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país e acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde.

Os profissionais do programa cursam especialização em atenção básica, com acompanhamento de tutores e supervisores. Para participar da iniciativa, eles recebem bolsa formação de R$ 10,4 mil por mês e ajuda de custo pagos pelo Ministério da Saúde. Em contrapartida, os municípios ficam responsáveis por garantir alimentação e moradia aos participantes.

Além da ampliação imediata da assistência em atenção básica, o Mais Médicos prevê ações estruturantes voltadas à expansão e descentralização da formação médica no Brasil.

Acompanhe a distribuição das 420 vagas autorizadas

INSTITUIÇÃO
CIDADE CONTEMPLADA
VAGAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
JATAÍ – GO
60
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUTINHONHA E MUCURIPE
TEÓFILO OTONI - MG
60
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL
TRES LAGOAS – MS
60
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
PAULO AFONSO – BA
40
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
PARANAÍBA – PI
40
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CAICÓ – RN
40
UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA
TEIXEIRA DE FREITAS - BA
80
UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA
BARREIRAS BA
40
TOTAL DE VAGAS
420
Por Wesley Kuhn, da Agência Saúde.
Atendimento à Imprensa (61) 3315-3580, 3315-6256 e 3315-3533

Nenhum comentário:

Postar um comentário