quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Morcegos em áreas urbanas

Morcegos em áreas urbanas



O morcego é o único mamífero que voa, possui grande importância na ecologia e no equilíbrio ambiental.
Como espécie silvestre, o morcego é protegido por lei que tipifica como crime, os danos causados ao meio ambiente.
Sucessivas alterações ocorridas em seu ambiente natural obrigaram os morcegos a adaptarem-se às condições urbanas.
A abundância de alimentos (insetos atraídos pela iluminação, espécimes vegetais com frutos atrativos) e abrigos (forros de residências) transformam o morcego em uma espécie incluída no convívio humano (espécie sinantrópica).
Construções que possuem pequenas frestas, tanto entre calhas e o telhado como entre telhas e o forro, permitem a entrada destes mamíferos, que se alojam entre os caibros de sustentação do telhado. Existem edificações onde, os lugares preferidos como abrigos, são as caixas de persianas, os ductos de ventilação e as juntas de dilatação.
A proximidade entre seres humanos e morcegos pode trazer consequências desagradáveis, além da sujeira provocada pelas fezes e o ruído, há o perigo de mordeduras.
Qualquer das espécies de morcego (tanto as que se alimentam de sangue, como as que comem frutas ou insetos) podem transmitir a raiva, portanto:
-         evite tocar em qualquer morcego, vivo ou morto;
-         jamais apanhe o morcego com as mãos;
-         contato direto, através de mordedura, arranhões ou lambedura é grave, procure imediatamente uma Unidade de Saúde;
-         mantenha seus animais de estimação vacinados contra a raiva.

Procure um médico veterinário e vacine seus cães e gatos anualmente contra a raiva. Você estará protegendo seus animais e sua família contra esta doença. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário