quarta-feira, 20 de junho de 2012

Nutricionistas da Sesap realizaram oficina de capacitação sobre o Sisvan em Pau dos Ferros


Aconteceu nesta quarta-feira, 20, no auditório da VI Unidade Regional de Saúde, com sede em Pau dos Ferros, uma oficina de capacitação sobre o SISVAN-Sistema de Vigilância Alimentar Nutricional, destinada  aos 36 municípios do Alto Oeste potiguar.  

Coordenado pelas nutricionistas da Sesap, Zoraia Bandeira e Rosana Lima, o evento teve como objetivo qualificar técnicos da região, como enfermeiros, nutricionistas e digitadores, para operacionalizar o programa na web no intuito de cadastrar e monitorar a população-alvo da ação. Luís Gomes estava representado pelo digitar Auricélio da Silva.

O SISVAN realiza a vigilância epidemiológica em Alimentação e Nutrição no Brasil. A finalidade principal é fornecer informação contínua sobre o perfil alimentar e nutricional da população brasileira e os fatores que o influenciam. Os dados registrados no sistema são usados como parâmetro pela Estratégia Saúde da Família e pelos Agentes Comunitários de Saúde no atendimento da população nos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde.

O Sistema de Vigilância Alimentar Nutricional também recebe informações oriundas do Cadastro Único do Governo Federal, que serve de base para os Programas de Distribuição de Renda, como o Bolsa Família.


As informações contidas no banco de dados do Sisvan de cada município ainda serve para nortear a tomada de decisões dos gestores para implementação de políticas públicas eficazes e o planejamento de ações que visem a melhorar os padrões de consumo alimentar e do estado nutricional da população.

________________________
Fonte: VIURSAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário